No Dia do Livro, Roda de Leitura com crianças na Biblioteca Municipal

Dia do Livro é comemorado no próximo dia 18 abril.  A leitura é uma ferramenta insubstituível da difusão da cultura e transmissão do conhecimento, além de contribuir para a formação da nossa personalidade e de atitudes diante da sociedade em que estamos inseridos. Com o esse objetivo de levar informação para crianças e jovens é que a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (Secise) realiza projetos voltados para atividades educativas de prevenção à violência e drogas.

Dessa vez, a Secise preparou uma variedade de conhecimentos por meio da Roda de Leitura que começa nesta quarta-feira (18), na Biblioteca Municipal, na Praça 22 de Agosto. A partir das 13 horas, alunos da EMEF Castelo Branco, com faixa etária de 7 a 8 anos, vão conhecer um pouco mais da leitura.

Já, a partir das 14 horas, as crianças do Centro Educacional Fazendinha Feliz, com faixa etária de 3 a 10 anos, irão viajar no mundo dos livros.

E a programação não para por aí. Na quinta-feira (19), a partir das 14 horas, as crianças do CEIM Ângelo Guimarães, de 5 a 10 anos, participam das atividades.

O Projeto Roda de Leitura está inserido nos Projetos "Escola Cidadã" e "Brincando na Praça", que visam à prevenção contra o uso indevido das drogas e o mal que elas podem causar; questões de disciplina, evasão escolar, violência; relação familiar e outros desenvolvidos pela equipe da Secretaria de Segurança, que são coordenados pela Professora Maria Alcina Duarte.
 
"Incutidos nas ‘cabecinhas’ das crianças, as quais estão formando o seu caráter (de zero a 8 anos), valores bons como: família é o meu porto seguro; amor de pai e mãe; respeito e cuidado com os irmãos e amigos; quando forem jovens/adultos dificilmente um traficante ou marginal irá levá-las para o mundo do crime", ressaltou Fernando Cavalcanti Rocha, Poeta e Oficineiro da Roda de Leitura.

No momento da Roda de Leitura, as crianças terão momentos descontraídos, conscientização da importância de se manter longe das drogas e violência, interação das crianças com o mundo dos livros, confecção de "varal de artes" dos alunos com todos os desenhos produzidos por eles, durante a oficina de leitura, entre outras atividades.

O Projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, para tornar o município um lugar mais seguro, com ações preventivas que também possam contribuir para uma boa formação das crianças e jovens da cidade.