Alunos do interior de São Rafael visitam Linhares pela primeira vez

Conhecer a cidade em que vivemos é o primeiro passo para amá-la e preservá-la. Linhares é uma cidade repleta de atrativos, privilegiada por suas belezas naturais e exerce um papel importante no Estado, sendo um dos principais polos de desenvolvimento econômico e industrial, reconhecida pela qualidade de vida e com destinos turísticos imperdíveis.

Em razão disso, o estudo do município é o conteúdo explorado pelos 15 alunos da Unidade de Ensino Municipal "Fornaciari", localizada em Córrego Sapucaia, na Fazenda Fornaciari, no distrito de São Rafael, distante 70 quilômetros de Linhares, que visitaram a cidade pela primeira vez na manhã desta quarta-feira, dia 18.

Na maratona que começou bem cedinho, locais comuns para muitos linharenses tornaram-se cenários para uma aventura repleta de entusiasmo e emoção. Muitos dos alunos nunca haviam andado de carro, por exemplo. Eles estavam acompanhados do Professor e Diretor Antônio Passamani e da colaboradora Clézia Sandrini e foram recebidos pela Secretária Municipal de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi.

A primeira visita foi na Lagoa Juparanã, a maior do Brasil em volume de água doce. Depois, eles seguiram para a Praça 22 de Agosto onde conheceram a biblioteca, a Casa da Câmara, percorreram todos os atrativos do local e aproveitaram para se divertir no playground e visitar, também pela primeira vez, uma exposição de arte. Ficaram encantados com os quadros da pintora primitivista Nice Avanza.

Lá no Centro Cultural, foram recebidos pela Curadora do espaço, Teca Durão, que entregou a cada aluno um cartão postal que retrata obras da maior artista plástica primitivista linharense.

Juntos, eles pesquisam fatos históricos, características, peculiaridades, atividades econômicas e pontos turísticos. Ao chegar em São Rafael, eles terão uma missão: escreverão uma carta para enviar ao Prefeito Guerino Zanon. Nela, eles ressaltarão os aspectos mais importantes dos locais que visitaram.

Lívia Fornaciari, de 9 anos, estava deslumbrada com tudo o que via. Não sabia exatamente para onde mirava seu olhar. Tão encantada que, quando perguntada o que pretendia ser no futuro, ela não soube responder; disse apenas categoricamente o que mais havia gostado da visita: "a lagoa Juparanã que é enorme".

Para o Professor Antônio Passamani, a visita vai contribuir para que cada um dos estudantes sinta-se um cidadão atuante, percebendo como suas ações contribuem e influenciam no meio em que vivem.  Ele destaca que a unidade de ensino, mesmo distante, recebe todo o apoio e condições necessárias para o bom aprendizado dos alunos.

"Em nossa escola temos material didático de boa qualidade, recebemos uniformes, alimentação saborosa, além de transporte para visitas como esta. Ganhamos também uma televisão 29 polegadas, um bebedouro e, em breve, realizaremos mais um sonho, vamos estar conectados no mundo virtual". A Prefeitura de Linhares finaliza as intervenções de infraestrutura necessárias para a Internet se tornar realidade em Córrego Sapucaia.

Sobre a visita, ele é enfático: "é de extrema importância essa visita para que as crianças possam verificar, na prática, aspectos estudados na sala de aula. Além disso, é uma oportunidade para muitas crianças que nunca visitaram a cidade e esses pontos turísticos", afirma Antônio.

A Secretária de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi, explica que o passeio proporciona incluir as crianças socialmente por meio do turismo. "Na volta, cada uma delas poderá compartilhar suas descobertas. Elas sairão dessa experiência com os olhos abertos para enxergar, de uma forma mais completa, os atrativos de cada lugar e compartilhar com a família e os amigos", destaca.

E finaliza: "são visitas fundamentais, pois Linhares trabalha com projetos educacionais sempre valorizando a cultura e os atrativos locais".