Mais de 4 mil alunos escolherão novos diretores para as escolas municipais nesta quarta (18)

Nesta quarta-feira, dia 18, mais de 4 mil alunos irão às urnas para votar nos novos diretores das escolas da Prefeitura de Linhares. A eleição será realizada em 40 escolas da rede, das 7 às 17h e 30min, na sede de todas as unidades que tiveram candidatos inscritos para concorrerem ao pleito. Os mandatos dos novos diretores terão duração de dois anos e os candidatos podem se eleger por mais dois.

São 4,5 mil estudantes maiores de 16 anos, que estão aptos ao voto, além dos integrantes do magistério e os demais servidores públicos em efetivo exercício na escola até o dia da eleição. Poderão votar, também, os pais dos alunos regularmente matriculados na unidade escolar (que serão os representantes dos alunos menores de 16 anos). Cada escola terá uma comissão responsável por todo o processo de votação, como urnas, cédulas e salas de votação.

A apuração dos votos será efetuada no período de 18 a 23 de abril, em local definido pela Comissão Eleitoral. O resultado oficial será divulgado no dia 25 de abril. A posse dos novos diretores será no dia 26, às 19 horas, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, no bairro Novo Horizonte.

A Secretária Municipal de Educação, Ana Maria Paraíso Dalvi, explica a importância da eleição direta para a escolha dos novos dirigentes das escolas da rede municipal de ensino. "O processo democrático é muito importante para a nova gestão escolar. A representação dos alunos é algo positivo para o crescimento educacional da escola, que tem que focar o ensino e a aprendizagem como sua meta principal".

Em Linhares, a gestão democrática tornou-se uma prática de administração das escolas públicas municipais em 2009, quando o Prefeito Guerino Zanon realizou o sonho dos professores municipais, implantando a eleição para diretor. Hoje, consolidando a política de descentralização da gestão educacional, a comunidade estudantil vivenciará o segundo pleito eleitoral.

"Com esse processo de escolha de gestores pelo voto direto de professores, funcionários, alunos e pais de alunos, a Prefeitura garante a continuidade e expansão da ação democrática na rede municipal de ensino, além de promover a abertura da Escola Pública para a participação efetiva da comunidade", destaca o Prefeito Guerino Zanon.