Mais Educação: alunos participam de Aula Inaugural do PUPT 2012

A noite dessa segunda-feira (09) foi especial para 150 alunos de Linhares aprovados no Programa Universidade para Todos (PUPT). É que eles participaram da aula inaugural que deu início aos trabalhos, em 2012, realizada no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Novo Horizonte.


Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a Secretária Municipal de Educação, Ana Paraíso Dalvi, o Coordenador de ensino da Fundação Ceciliano Abel de Almeida (FCAA), vereadores, alunos e professores do programa.


O presidente da casa de leis de Linhares, o vereador José Cardia, parabenizou a iniciativa da Prefeitura. "Queria ressaltar que foi por meio de uma oportunidade como esta que eu pude me formar e hoje posso salvar vidas. Não há outro caminho melhor para mudar a realidade de um país senão a educação".


Guerino Zanon falou sobre a oportunidade que a Prefeitura, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio da Fundação Ceciliano Abel de Almeida, está oferecendo aos alunos. "Cada um batalha para conquistar seus sonhos. Esta oportunidade que vocês estão recebendo é única. Centenas de outros jovens gostariam de estar no lugar de vocês. Não desistam!".


Essa lição já está na ponta do lápis, afinal, os alunos reconhecem a importância do programa. "Nós da classe média precisamos nos qualificar cada vez mais para melhorar de vida e o PUPT é uma grande oportunidade", disse Jorge Ronei de Oliveira. Já a Mayra Cometti acredita que o PUPT lhe dará subsídio para concorrer com alunos de escolas particulares. "Os professores são muito bons, tenho certeza que nós vamos conquistar bons resultados".


Gilliard Silva de Almeida foi aluno do PUPT e hoje faz o curso de Letras e Inglês na Ufes. "Precisamos correr atrás dos nossos sonhos. Se eu consegui, qualquer aluno que está aqui também é capaz. Essa é uma grande oportunidade para quem não pode pagar um curso de pré-vestibular", concluiu.


As aulas terão início no dia 10 de abril, terça-feira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef "Elza Roni Scarpati", no bairro Lagoa do Meio, e acontecerão de segunda a sexta-feira, das 18h e 20min às 22h e 20min. Todo o material didático que será utilizado, durante o cursinho, será doado pela Secretaria Municipal de Educação.


Pupt


O programa foi implantado em 2000 e, de lá para cá, centenas de alunos puderam ingressar em uma universidade. Em 2011, 27 estudantes de Linhares foram aprovados em vestibulares. Foram 15 aprovações na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), 9 por meio do programa estadual Nossa Bolsa e três oportunidades pelo Sisu.


O projeto tem como objetivo preparar moradores que não podem pagar um cursinho para concorrerem a uma vaga no vestibular, gerando a oportunidade de cursarem uma universidade. Os resultados do programa são positivos.