Dengue: identifique e receba bem o agente de saúde

O outono é uma das estações propícias para o aumento nos casos de dengue, pois a combinação de calor e chuva forma um ambiente perfeito para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A Prefeitura de Linhares, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, continua atuando no combate à doença e a ajuda da população é fundamental nesse processo.

Cerca de 54 agentes da dengue atuam nas residências orientando a população, eliminando e tratando focos e possíveis criadouros do mosquito. É muito importante que a população fique atenta na identificação do profissional e permita que ele entre na sua casa para fazer o controle do mosquito e evitar uma epidemia da doença, que pode matar. Hoje, o município conta com 90 profissionais que atuam no Setor.

A identificação é feita pelo uso de um uniforme completo, além de bolsa, crachá e boné (uso opcional). Em caso de dúvida, o morador pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), pelo telefone 3371 4098, de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O uniforme é na cor cáqui e traz a identificação da Prefeitura de Linhares nos bolsos da frente da camisa.

"Todos devem receber bem o agente e seguir as orientações: cuidar diariamente de suas casas e quintais, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, além de limpar as calhas, tampar caixas-d’água, proteger os pneus da chuva, retirar os pratinhos das plantas, entre outras ações", destaca Cleverson Mazoli Ferreira, Diretor Municipal da Vigilância Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses.

Mutirões durante todo o ano

A Prefeitura de Linhares realiza a visita diária às residências do município durante todo o ano. Nos mutirões, são realizadas visitas para tratamento e cobertura de caixa-d’água, cobertura de ralos domiciliares com tela, retirada e eliminação de objetos que acumulam água nos imóveis de risco, limpeza e retirada de lixo, vistoria e tratamento de bueiros, além do trabalho de educação em saúde, entre outras ações.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus e que pode matar. Qualquer pessoa está sujeita à doença. Mas todos podem e devem entrar na luta de combate ao mosquito.

Medidas simples como cuidar diariamente das casas e quintais, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, fazendo a limpeza das calhas, mantendo as caixas-d’água tapadas, protegendo os pneus da chuva e retirando os pratinhos com água das plantas, entre outras ações, podem evitar uma epidemia da doença na sua região.

"A atuação do morador é fundamental no processo de combate à doença. Todos devem cuidar, diariamente, de suas casas e quintais, evitando o acúmulo de água parada e de lixo, além de  limpar as calhas, tampar caixas-d’água, proteger os pneus da chuva, retirar os pratinhos das plantas, entre outras ações", incentiva Cleverson.

Hotéis

Uma ação de combate à dengue é realizada, bimestralmente, nos hotéis da cidade. O principal objetivo da ação é a proteção tanto dos turistas quanto dos moradores da capital. A ação prevê vistoria em todas as dependências dos estabelecimentos.

Os agentes fazem inspeção, tratamento e cobertura de caixas-d’água; eliminação e tratamento de potenciais criadouros; aspiração de mosquitos; vistoria, tratamento e controle de mosquito comum em bueiros e caixas de passagem; controle de mosquito comum com fumacê.

Sintomas

Em casos de dor de cabeça, principalmente na região dos olhos, febre alta, vômito e dores nas articulações, o morador deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Todas elas estão prontas para detectar e tratar a doença.