7 de abril é o Dia Mundial da Saúde

Neste sábado, 07 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde. A data foi criada em 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), originada pela preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde da população mundial, assim como alertar a sociedade sobre os principais problemas que podem atingir a saúde das pessoas.

Em Linhares, todo dia é dia da saúde. A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) garante o bem estar dos seus cidadãos por meio de diversos programas e ações.

O linharense conta com espaços e estruturas de qualidade, como por exemplo, a Clínica de Fisioterapia de Linhares (Cefil), que além de fisioterapia em geral, oferece serviços de terapia ocupacional e fonoaudiologia e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que realiza o tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, oferecendo cuidados clínicos de reabilitação psicossocial.
 
No Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (NAPS) a população dispõe de programas voltados para o Controle de diversas doenças como: Hanseníase, Hipertensão e Diabetes (HIPERDIA), DST/AIDS, Hepatite B e C entre outras. Já o Núcleo de Referência à Saúde da Mulher (Casa Rosa) é um espaço exclusivo para cuidar da saúde feminina.

E os cuidados com a saúde não param por aí. As famílias do município contam com mais acesso, maior garantia de continuidade das ações, maior assistência e acompanhamento por meio do trabalho desenvolvido pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
 
A atenção primária também é priorizada. As Unidades de Saúde foram reestruturadas e os exames laboratoriais passaram a ser colhidos nesses locais, melhorando com isso a agilidade da entrega dos resultados. Além disso, oito unidades passaram a funcionar até às 21 horas, garantindo o acesso aos pacientes que não têm como se consultar no horário normal de atendimento.
 
Na área de assistência farmacêutica, a população conta com a Farmácia Básica que oferece mais de 150 tipos de medicamentos gratuitamente para pacientes do SUS. São atendidas em média 18 mil receitas  por mês.

O município conta ainda com programas de Estratégia de Saúde Bucal, com a Agência Municipal de Agendamento (AMA) e a Vigilância em Saúde Sanitária e Epidemiológica. É importante ressaltar  que Linhares é o único município do Estado que mantém um hospital público com recursos próprios, o Hospital Geral de Linhares (HGL).


Além dos programas e ações, Linhares recebe investimentos importantes na área da Saúde que irão possibilitar um atendimento ainda melhor à população que necessita do serviço público.


"Hoje contamos com a Central de Atendimento Médico 24 horas, o fale com o doutor e 15 novas ambulâncias. Temos ainda quatro novas unidades de saúde em construção e mais cinco que serão construídas. Já iniciamos também as obras do Pronto Atendimento e do Centro de Tratamento de Toxicômano", ressaltou a secretária municipal de saúde, Sônia Dalmolim. 

A secretária falou ainda sobre a abertura da Unidade de Alta Complexidade de Oncologia (Unacon). "Saber que centenas de pacientes não precisarão mais viajar para fazer tratamento contra o câncer é muito gratificante. Uma conquista para a saúde do nosso município. Esses investimentos comprovam o compromisso da atual administração, que é cuidar das pessoas", concluiu.