Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência será dia 20, na UAB

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped) vai realizar, no dia 20 de abril, a partir das 8 horas, no auditório principal da Universidade Aberta do Brasil (UAB), bairro Novo Horizonte, a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Com o tema "Um olhar através da convenção da ONU sobre os direitos da Pessoa com Deficiência: novas perspectivas e desafios", a Conferência é aberta para membros da sociedade civil e do governo, com prioridade para pessoas com deficiência.

As inscrições serão feitas também no dia 20 de abril, das 7 às 8 horas. Mais informações podem ser obtidas no telefone 27 3264 0100 ou pelo correio eletrônico: adefil.linhares@ig.com.br.

A palestra de abertura será ministrada pela Coordenadora Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alcione Ennes de Oliveira Nascimento, que também é a vice-presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Espírito Santo.

Na Conferência, serão discutidos os obstáculos e os avanços da Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência. Além disso, as ações de políticas públicas aplicadas às diversas áreas como saúde, educação, esporte, trabalho, reabilitação profissional, segurança, acessibilidade e proteção social também serão abordadas. Esses eixos temáticos serão discutidos em trabalhos de grupo.

No encerramento da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, será realizada a eleição dos delegados para a Conferência Estadual. Os delegados têm a função de participar, auxiliar, acompanhar, votar ou vetar propostas de políticas públicas para pessoas com deficiência. São oito representantes: 4 da sociedade civil organizada e 4 do governo municipal.

O Presidente da Adefil, José Geraldo Geovani, acredita que, ao mobilizar a população municipal de forma ampla e democrática em torno da questão da acessibilidade e de novos paradigmas, pretende-se a união de esforços.

"Durante a Conferência, pretendemos ampliar a capacidade de participação em torno da dignidade, dos direitos e da igualdade de oportunidades, concitando a todos para um novo paradigma de respeito às diferenças, ao assumirem compromissos que levam à equiparação de oportunidades", destaca.

Para ele, a justiça social reforça a consolidação de uma política de respeito à cidadania. "Pela via democrática é que a sociedade constrói a si mesma tendo como horizonte ético os Direitos Humanos", conclui Geovani.

A Conferência é uma realização da Prefeitura Municipal de Linhares, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e da Associação dos Deficientes Físicos de Linhares (Adefil).


Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
20 de abril – Local: Auditório da Universidade Aberta do Brasil, bairro Novo Horizonte.

Inscrição
Dia 20 de abril, das 7 às 8 horas, na UAB; Informações: pelo e-mail – adefil.linhares@ig.com.br ou no telefone 27 3264 0100.