Artistas linharenses fazem exposição primitivista em Santa Leopoldina

Pela primeira vez na história da cultura de Linhares, artistas locais expõem seus quadros do município em uma galeria oficial montada pela Secretaria Estadual de Cultura. No dia 30 de março, no Museu do Colono, em Santa Leopoldina, 13 artistas linharenses farão parte da exposição "Mundo Primitivíssimo: um recorte Naïf do universo linharense", com 27 obras.

Neste dia, haverá um coquetel de abertura da galeria, às 19 horas, no próprio museu, que contará com a presença de convidados especiais como o subsecretário de Cultura, Erlon Paschoal. De Linhares, sairá uma caravana com 30 convidados.

Para o Secretário Municipal de Cultura, Antonio Bezerra Neto, essa é uma oportunidade única que Linhares terá para divulgar seu potencial Naïf (ingênuo em francês). "Linhares tem uma história ligada à cultura e tem o Naïf como referência. Esta é uma grande oportunidade de difundirmos esta beleza exagerada, pincelada com simplicidade", exalta.

A tendência Naïf, ou pintura primitivista, como é mais conhecida no Brasil, traz uma intensidade muito grande de cores e lembra desenhos infantis, principalmente com o retrato de festas primitivas, sempre com simplicidade nos detalhes. A cidade de Linhares é um celeiro de artistas com essa tendência. Entre eles, podemos destacar a ilustríssima Nice Avanza, que ficou conhecida mundialmente.

"Linhares é o berço do primitivismo no estado. Estou muito feliz com a oportunidade de mostrar nosso trabalho em um museu tão importante. Agradeço a secretaria de Cultura pelo apoio", diz Vaninho Bragato, um dos artistas participantes. O pintor também faz uma ressalva à figura de Nice Avanza. "Tenho Nice como a responsável por despertar em nossa geração, o gosto pela pintura Naïf".

A exposição no museu do Colono funcionará das 8 às 16 horas, todos os dias, a entrada franca.