Combate à dengue: caminhada é realizada no Córrego Farias

Um mutirão de limpeza e uma caminhada de conscientização contra o mosquito transmissor da dengue percorreu todo o distrito do Córrego Farias na última segunda-feira, dia 26.

A ação foi uma iniciativa da Enfermeira Camila Aguiar Suela Rocha, da Estratégia da Saúde da Família (ESF) da região, e contou com a participação de alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Prof.ª Efigênia Sizenando", Agentes de Saúde da ESF e da equipe municipal do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS).

Durante a ação, foram visitadas 233 residências e coletados 60 sacos de lixo seco. Conforme Sérgio Lubiana, coordenador municipal do PESMS, o material recolhido foi detectado como potencial criadouro do Aedes agepyti, o mosquito transmissor da dengue.

Além de recolher o lixo e explicar aos moradores o seu acondicionamento correto, os estudantes e professores repassaram informações importantes sobre a prevenção.

De acordo com Sérgio Lubiana, o envolvimento dos estudantes em ações desta natureza é de suma importância. "As crianças são excelentes parceiras, pois levam o aprendizado a sério e cobram comportamento adequado dos adultos".

A Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, por meio do PESMS, realizam ações de conscientização de combate à dengue nas escolas do município. Todas as escolas podem participar, porém a prioridade são os bairros onde a infestação do mosquito Aedes Aegypit (transmissor da dengue) é mais alta e o número de notificações (pessoas suspeitas de terem contraído a doença) apresenta índices mais elevados. As unidades escolares interessadas nas palestras devem entrar em contato por intermédio do telefone 3371-4098 ou 3371-4028. O PESMS funciona no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

Para combater o mosquito da Dengue:

* Evitar água parada.
* Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
* Manter totalmente fechados cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios, como tambores e barris.
* Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
* Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
* Limpar, periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
* Jogar, quinzenalmente, desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.