Moradores de rua recebem atendimentos especiais da Equipe de Abordagem Social da Prefeitura

O Serviço de Abordagem Social desenvolvido pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, reúne um conjunto de ações e serviços que integram a rede de proteção social especial de atendimento às pessoas que fazem das ruas seu espaço de sobrevivência e/ou moradia em Linhares.

Uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais monitora, diariamente, as ruas de Linhares, identificando e abordando adultos, famílias, idosos, crianças e adolescentes em situação de rua. Todo dia, são atendidos, em média, 16 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Por meio do serviço, essas pessoas são encaminhadas para os espaços de acolhida e outros serviços da rede de assistência social e saúde da Prefeitura, onde recebem atendimento do profissional de Assistência Social que identifica a demanda para posterior encaminhamento. O trabalho é guiado pelo Coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Prefeitura, Padre Paulo Sérgio.

"São diversos os grupos de pessoas que vivenciam o cotidiano das ruas em Linhares: desempregados, egressos dos sistemas penitenciários, moradores da própria cidade, migrantes que chegam à cidade das diversas formas, vindos de municípios vizinhos e outros estados", explica Padre Paulo.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também conta com o Serviço de Abordagem Social para Criança e Adolescente. Meninos e meninas que são encontrados em situação de rua na cidade, pedindo esmolas ou em situação de trabalho infantil, são encaminhados ao Conselho Tutelar para as devidas providências.

Segundo o Secretário Municipal de Assistência Social, Ivan Salvador Filho, a finalidade principal do programa é romper com a trajetória de rua vivenciada pelos usuários atendidos. Ele destaca que o grande objetivo do Programa é a reinserção dessas pessoas às suas famílias. Muitos moradores de rua retornam às suas cidades de origem com passagens também fornecidas pela Prefeitura.

"Entre os serviços oferecidos, estão os suprimentos das necessidades imediatas de abrigo, alimentação, cuidados pessoais (banho, vestuário, guarda de pertences e roupas), documentação pessoal e repouso, em condições de dignidade e segurança".

A rede de atendimento à população em situação de rua abrange espaços de acolhida para adultos como a Casa de Acolhida e a Casa de Resgate, que oferece tratamento gratuito para dependentes químicos.

Os moradores que necessitam de atendimento médico especializado são encaminhados para as unidades de saúde do município. Os casos mais graves são levados para o Hospital Geral de Linhares.

Em conformidade com o artigo 23º da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que prevê a criação de programas de amparo às pessoas em situação de rua, os serviços oferecidos a esse público visam à construção de novas relações sociais.

A população pode acionar o Serviço de Abordagem Social, que funciona  de segunda a sexta, em dois turnos manhã e tarde, no CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Como acionar: Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS).
Av. João Gama, 456 – Interlagos – ao lado do CAIC.
Telefone: 3371 1732 / 3373 3102 / 3373 4938