Mais saúde: Unidade do bairro Nova Esperança conta com horário estendido

Garantir o acesso a ações e serviços de saúde a pacientes que não têm como se consultar no horário normal de atendimento, é um dos principais objetivos do Horário Estendido. A medida, antes implantada em sete Unidades de Saúde (Bebedouro, Canivete, Santa Cruz, Aviso, Linhares V, e duas no Interlagos), ampliou-se e agora beneficia também a comunidade do bairro Nova Esperança.

A Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolim, explica a implantação da medida. "Praticamente toda a população do bairro Nova Esperança necessita dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também foi identificado que a procura por atendimento no Hospital Geral de Linhares no período noturno é muito grande por parte dos moradores daquela região, principalmente por trabalhadores", disse.

O pedreiro, Evandro Lima dos Santos, está feliz com a medida. "Trabalho o dia inteiro e sei a dificuldade que é ficar saindo no horário de serviço para ir ao médico. Fiquei muito feliz em saber que posso me consultar, à noite, depois do trabalho. Achei uma excelente ideia da Prefeitura. Procurei atendimento e fui muito bem recebido na unidade", disse.

As oito unidades de saúde são assistidas por equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, que atuam de segunda a sexta-feira, até às 21 horas. O horário de atendimento normal nessas unidades era até às 17 horas. 

 
O horário estendido foi adotado pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no início de setembro de 2009, devido ao grande fluxo de pacientes no Hospital Geral de Linhares (HGL) no período noturno.