Quase 200 peregrinos são atendidos em Casa de Acolhida da Prefeitura, em fevereiro

O conceito de acolhimento, na visão da equipe de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Assistência Social e dos profissionais que atuam na Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis, está lastreado em três dimensões significativas: recepção, atenção e proteção.

Dentro dessa proposta, eles atenderam, somente no mês de fevereiro, 168 peregrinos que adotaram as ruas de Linhares como moradia. Todos foram encaminhados para a sede da Casa.

Lá, eles receberam assistência média e hospitalar, alimentação e vestuário. Dos quase 200 peregrinos atendidos, a procedência percorre praticamente todo o território brasileiro. Desse total, 35 receberam passagens de retorno às suas residências que também são fornecidas pela Prefeitura de Linhares.

São pessoas vindas de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco e, também, da Argentina. Isso sem falar dos peregrinos do interior do Espírito Santo como Barra de São Francisco, Iconha, Pedro Canário e Domingos Martins.

De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social, Ivan Salvador, a Casa de Acolhida é um local que propicia o surgimento de um ambiente familiar e o fortalecimento da dimensão de pertencimento de grupo. Ele ressalta que o trabalho exercido pelas equipes que atuam no local minimiza o sofrimento dessas pessoas.

"Na Casa de Acolhida, garantimos as condições que resguardam a segurança física do peregrino e propiciamos acesso aos serviços essenciais, garantindo os direitos fundamentais à alimentação, higiene, abrigo e saúde, sempre a preservando sua individualidade", explica Ivan.

A Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis é mantida pela Prefeitura de Linhares e pela comunidade que faz doações à entidade. A Casa fica localizada na estrada que liga Linhares a Rio Bananal, no quilômetro 1. O telefone é o 27 3371 1466.