Dia do Turismo Ecológico: conheça trilhas que misturam misticismo, orquídeas e animais em extinção

Todo dia 1º de março é comemorado o Dia do Turismo Ecológico. O ecoturismo pode ser praticado em um banho de cachoeira, uma caminhada por trilhas ou um estudo biológico.

Impulsionados pela vontade de se entrosar com os reinos vegetal e animal e harmonicamente fazer parte deles, os chamados ecoturistas andam, seguem trilhas desconhecidas, suam e quase perdem o fôlego apenas para poder contemplar paisagens.

"O turismo ecológico se evidencia de qualquer outro tipo de turismo tradicional pela iniciativa de os viajantes se deslocarem do seu local de origem em busca de áreas relativamente pouco conhecidas, com objetivos específicos de estudo, admiração e prazer", explica o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa.

Em Linhares existe um roteiro exuberante para os adeptos do ecoturismo. São passeios que misturam misticismo, orquídeas, animais em extinção e cachoeiras. E o melhor, o contato com a natureza é direto e encantador, e tudo de graça.

Conheça mais sobre estes roteiros e aproveite:

Flona de Goytacazes

Conhecer um pedacinho da Mata Atlântica, em Linhares, é uma boa opção para aproveitar  a Flona de Goytacazes, uma reserva cheia de belezas naturais.

O lugar, considerado um paraíso, encanta qualquer visitante que passar por lá. São diversas espécies de árvores nativas e animais silvestres da Mata Atlântica, em geral, e grande parte ameaçada de extinção, como a preguiça de coleira, macaco bugio, veado mateiro, papagaios e muitas outras aves.

Para os amantes da natureza, em meio ao verde, podem encontrar a tranquilidade e o bem-estar. A Flona tem também trilhas que proporcionam uma boa aventura, como a trilha da capivara.

A Flona de Goytacazes é a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira maior em extensão do Brasil, possui 1.400 hectares e está localizada no Km 153 da BR 101.

A reserva fica apenas a 2 km do Centro de Linhares, no sentido Bebedouro.  A Floresta fica aberta para visitantes todos os dias da semana, das 8 às 16 horas. Para conhecê-la, basta somente se dirigir até o local.

Pontal do Ipiranga

No balneário, há complexos de vegetação de restinga, uma das mais protegidas do Espírito Santo. Para quem gosta de aventura, há, ainda, duas trilhas ecológicas: Trilha das Tartarugas e Anjos da Alagoinha, ambas na estrada que dá acesso ao Rio Ipiranga.

As trilhas foram criadas com a iniciativa do Ecocidadania, um programa da Petrobras, e são sinalizadas com placas que, além de indicarem o caminho, informam os tipos de animais e plantas que existem no local.

A região conta, também, com um museu, com peças que contam a história da comunidade e exposição e venda de peças artesanais, feitas pelas fuxiqueiras.

Degredo

Além do povo, o grande atrativo turístico de Degredo são os passeios ecológicos ao longo da vegetação de restinga e as praias desertas, próprias para prática de atividades como surf e pesca.

Na Vila, o Projeto Ecocidadania (Petrobrás) fez uma das trilhas ecológicas. Em meio à exuberante mata nativa da praia, está o caminho e a natureza a serem descobertos. A cada olhar, uma nova surpresa.

O passeio é orientado por placas com as indicações de que espécies de animais e plantas serão encontradas, tudo devidamente explicado, uma fonte de aprendizado natural.

Seguindo em direção norte pela estrada que liga Degredo ao Pontal do Ipiranga encontram-se novos roteiros e trilhas. O acesso às trilhas pode ser de automóvel até certo ponto ou de veículo de boa tração até a entrada.

A dica é ir a pé, que garante mais aventura durante o caminho. Na estrada, também se encontram lagoas, Mata Atlântica remanescente, belos cenários naturais e algumas fazendas de gado.

Uma das partes mais interessantes do trajeto é a observação da vida silvestre. Nas trilhas na restinga, em meio ao clima quente e seco, florescem delicadas orquídeas e bromélias que colorem a vegetação e alegram o caminho até o mar.

Cachoeira

Outra atração do ecoturismo que salta aos olhos de quem já teve a oportunidade de conhecer fica no interior do município, em São Rafael, e atende pelo nome de Cachoeira De Angeli.

Quem é fã de água doce faz a festa no local. Além de ser própria para banho, a Cachoeira De Angeli tem um visual bonito e colorido, rodeada por Mata Atlântica, com bromélias e orquídeas.

A cachoeira está a 55 quilômetros da sede do município e o acesso é pela estrada que liga São Rafael a Rio Bananal. Chegando em São Rafael, siga seis quilômetros em estrada de chão, subindo a serra. A cachoeira fica à esquerda, ao lado da estrada.

O tempo necessário para usufruir da Cachoeira De Angeli é de um dia.