Apigua aumenta produção de tilápias para atender demanda da Semana Santa

Na força dos braços e no uso da tecnologia, Linhares mostra que produz além dos próprios limites. Um novo negócio borbulha e torna-se como mais uma opção de renda para os piscicultores que exploram o extenso complexo lacustre do município – sobretudo na região do Guaxe, onde recebem o apoio da Prefeitura de Linhares.

Linhares se destaca como um dos maiores produtores de tilápias do Espírito Santo. E com a aproximação da Semana Santa, o setor está ainda mais aquecido. O Presidente da Associação de Piscicultores do Guaxe (Apigua), Nelson Brenner, garante que não vai faltar peixe na mesa do capixaba. Atualmente, a Associação é responsável pela produção de 15 toneladas mensais.

"A maior parte de nossa produção é para o consumo no mercado capixaba. Entregamos o filé de tilápia para todo o Espírito Santo, além dos estados de Minas Gerais e Bahia. A nossa expectativa é que não falte peixe, na mesa do capixaba, na Semana Santa. Estamos preparados para essa demanda", prevê Nelson.

A produção de tilápias, na região do Guaxe, é desenvolvida pela Apigua de acordo com os critérios estabelecidos para a obtenção de um produto de qualidade e com boa produtividade. Para começar, o produtor precisa do licenciamento ambiental para exploração sustentável da lagoa.

Outra indicação de tecnologia de ponta é a utilização de tanques-rede na criação dos peixes. Uma das vantagens, além do controle de todas as etapas da criação, é impedir o contato dos peixes com a terra, assegurando a qualidade da carne e melhor sabor. A ração também é de qualidade assegurada, o que garante o bom desenvolvimento das tilápias.

Nas gaiolas, os peixes são alimentados até oito vezes por dia. Frescos ou congelados, os filés fazem sucesso nesta época do ano. O produto também é vendido na sede da Apigua. O quilo da tilápia in natura é de R$ 6,00. Enquanto o filé do peixe limpo custa R$ 19,00. O telefone para encomendas é o 9902 6026 (Nelson Brenner).

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, Honório Frisso, a aquicultura tem grande contribuição para o município. "Com a grande extensão e a quantidade de lagoas que temos, a atividade se destaca como uma importante fonte de renda e geração de emprego para o município".

APIGUA

A associação iniciou suas atividades em 2000/2001, quando o então Prefeito Guerino Zanon estava à frente da Prefeitura. Após passar por dificuldades que estavam impedindo os pescadores de mantê-la ativa, o projeto foi retomado em 2009, depois de uma reunião entre o Prefeito Guerino Zanon, membros da Apigua e demais entidades parceiras.
 
Além de articular com as entidades o retorno da produção, coube à Prefeitura de Linhares a doação de balsas utilizadas no manejo dos peixes. "Sabemos da importância social da criação desses peixes para as famílias do Guaxe. Fico feliz em contribuir com a retomada de projetos como o da Apigua. É uma conquista econômica e social tanto para os associados, quanto para o município", declarou o Prefeito Guerino Zanon.