Secretaria de Segurança dá dicas para evitar arrombamentos durante o carnaval

Faltam apenas dois dias para começar o carnaval, muitas famílias optam por viajar nesta data e acabam deixando suas residências vazias. Com isso, muitos marginais aproveitam a época do ano para agirem. Pensando na segurança dos linharenses, a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública do município dá algumas dicas para evitar arrombamentos nas residências.

A primeira delas é deixar alguém de confiança cuidando da casa durante os dias em que estiver fora e manter a residência sempre bem fechada, impedindo qualquer tipo de crime. A população deve, ainda, mudar alguns hábitos corriqueiros, por exemplo, deixar uma luz acessa ao sair de casa; pode, num primeiro momento, ser eficaz, mas se a situação se mantiver durante os dias, dará sinais de que o local está na realidade vazio.

"Essa atitude em vez de ajudar, acaba tendo um efeito contrário quando o assunto é inibir a ação criminosa?, disse o Secretário de Segurança, Coronel Jones Mattos.

Suspender a assinatura do jornal ou pedir alguém para recolhê-lo também é uma precaução que pode ser tomada. Assim, é possível evitar o acúmulo de papéis no portão da casa e não dar bandeira para nenhum criminoso.

Outra orientação é ter sempre, em mãos, telefones de emergência, como o da Polícia Militar, para o caso de alguma eventualidade. Ter o contato de algum vizinho de confiança, que não irá viajar também é importante, e vale a gentileza de pedir a ele para sempre que puder, dar uma olhadinha na sua casa.

"A ajuda da comunidade é fundamental para evitar ocorrências com relação a furtos e arrombamentos. Qualquer atitude suspeita, a população deve informar a Polícia. A Guarda Municipal também atua de forma preventiva no município", reforçou o Secretário.

Confira as dicas e curta um carnaval sem preocupações

– Tranque sempre portas e portões de acesso a casa;

– Procure proteger as janelas e basculantes com grades sólidas, preferentemente instaladas no lado interno;

– Proteja a porta da cozinha. Isole aquela dependência, trancando as portas intermediárias. Os arrombamentos são mais frequentes por meio dos acessos aos fundos da casa;

– Não deixe dinheiro ou objetos de muito valor (como joias etc.), na residência, durante o período em que estiver fora. Tente guardá-los em local mais seguro, com banco, entre outros, e guarde sigilo quanto à sua existência e localização.

– Use cães adestrados no lado externo da casa.

– Ao contratar empregados, faça uma verificação de endereço antes de empregá-los. Em caso de dúvida, consulte a Polícia;

– Não confie armas de fogo a vigias inexperientes e que não tenham comprovado estarem aptos ao manejo correto e eficiente. Os guardas desavisados e simplórios são presas fáceis dos delinquentes que, no primeiro ato, se apossam de suas armas;

– Mantenha sempre, em mãos, os telefones de emergência da Polícia.

Serviços

Policia Militar – 190

Guarda Municipal – 3372-2096