Linhares constrói Centro para tratamento de usuários de álcool e outras drogas

Com o objetivo de ampliar a oferta de ações de cuidado e assistência aos usuários de álcool, crack e outras drogas no município, a Prefeitura de Linhares, em parceria com o Governo do Estado, constrói, no bairro Planalto, o Centro de Tratamento de Toxicômano (CTT).

O valor total da obra é de R$ 1.219.486,77 e a previsão é que seja entregue até o fim deste ano. O CTT vai beneficiar, diariamente, em torno de 200 pessoas, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças.

O espaço funcionará em um sistema de "portas abertas", ou seja, para ter acesso, os pacientes ou seus responsáveis poderão ligar direto para a unidade para agendar avaliação por uma equipe interdisciplinar. A equipe, junto com o usuário, define o perfil clínico e o projeto terapêutico necessário para cada um.

A equipe interdisciplinar que irá atuar no CTT será composta por: psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutico e professor de educação física, além de educadores sociais.

O espaço físico da unidade abrigará consultórios, leitos para desintoxicação, auditório, posto de enfermagem, recepção, acolhimento, área administrativa, farmácia, refeitório, salas para oficina e atendimento em grupo. Possui, ainda, espaço para atividades terapêuticas, lúdicas e de geração de renda, com funcionamento das 7 às 21 horas.

O Prefeito de Linhares, Guerino Zanon, disse que o CTT será uma importante obra para Linhares e região, e lembrou do avanço do crack, por exemplo, que é a droga mais perniciosa atualmente.

"Essa obra vai representar uma alternativa às internações hospitalares no acolhimento de pacientes com dependência química, proporcionando uma atenção intensiva diária que envolve também a participação de familiares, que é de extrema importância nesse processo", destaca.

Conforme a Secretária de Saúde, Sônia Dalmolin, o CTT representa um alívio para as famílias dos usuários. "As consultas e os medicamentos são inteiramente gratuitos e o tratamento sigiloso", garante.

A Ordem de Serviço para a construção do CTT de Linhares foi assinada pelo governador Renato Casagrande e pelo prefeito Guerino Zanon, no dia 10 de outubro de 2011, em cerimônia realizada na Praça 22 de Agosto.