Linhares vai ganhar a primeira Unidade de Pronto-atendimento 24 horas

Os moradores de Linhares poderão contar com serviços de urgência médica e odontológica 24 horas: é a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) que a Prefeitura constrói em parceria com o Governo do Estado, no bairro Shell. A UPA demanda recursos na ordem de R$ 2.900.871,87 e será erguida pela Estrutural Construtora e Incorporadora Ltda. que venceu o processo licitatório.

São 1.676,11m² de área construída. O projeto arquitetônico da primeira unidade de saúde 24 horas do município é amplo e vai abrigar atendimentos nos âmbitos médico, odontológico, pediátrico e de enfermagem; além de seis consultórios médicos. Contempla, ainda, posto policial e área para embarque e desembarque de ambulâncias.

A nova Unidade de Pronto-atendimento não só vai ajudar a reduzir o fluxo no Pronto Socorro do Hospital Geral de Linhares como também será altamente resolutiva. A UPA estará equipada para atender a pequenas e médias emergências e também pacientes graves. A UPA tem capacidade para atender, em média, 450 pacientes por dia.

A nova unidade vai atender os casos de urgência, ou seja, pacientes com quadros agudos de dor e desconforto, que necessitam de assistência médica imediata. Os demais problemas de saúde não urgentes serão verificados pelos médicos por meio de consultas agendadas, com antecedência, nas unidades básicas de saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Sônia Dalmolin de Souza, explicou a importância da UPA em Linhares. "Está sendo criada uma alternativa para o Hospital Geral de Linhares. Essa unidade tem condição de realizar todo o atendimento que se fizer necessário, sem ter a necessidade da procura pelo hospital, evitando a sobrecarga de atendimentos".

Para o Prefeito Guerino Zanon, essa é mais uma conquista que vem destacando a evolução da saúde pública de Linhares.

"Na atual gestão, já fizemos ações que destacam Linhares em todo o cenário capixaba. São conquistas, tanto com recursos próprios, quanto com recursos federais e estaduais, que visam somente à nossa vontade de oferecer uma saúde pública de excelência para a população", destaca.

O Presidente da Associação de Moradores do Shell, Antônio Carlos dos Santos, comemora a obra e garante que o bairro é contemplado com obras importantes para impulsionar o desenvolvimento urbanístico, social e empreendedor da região.

"Percebemos o empenho da Prefeitura em atender as reivindicações das comunidades e o bairro Shell, com certeza após a construção da nova Praça e do Pronto Atendimento 24 horas, vai ganhar em desenvolvimento e qualidade de vida", destaca.

O que é uma UPA

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares em que, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

Deve-se procurar um PA em casos de dores agudas, sangramentos, pequenos acidentes domésticos como cortes e machucadura, febre alta, vômito constante, diarreia, suspeita de intoxicação e acidentes com animais peçonhentos; além de casos de urgência que serão transferidos para hospitais de alta complexidade, caso haja a necessidade.

Como será a UPA 24 horas de Linhares:
* Pavimento Térreo – 1.119,26m²
* Pavimento Superior – 510,99m²
* Castelo D´Água – 45,86m²
* T O T A L – 1.676,11m²
Instalações:
 Área de Desembarque de Ambulâncias.
 Escada de Acesso ao 2º Pavimento.
 Poço para Futura Instalação de Elevador.
 02 Halls de Espera.
 Recepção.
 Sala para Classificação de Riscos.
 Sala de Atendimento Social.
 Sala de Urgência.
 Repouso Adulto Masculino c/ Banheiro e Repouso Adulto Feminino c/ Banheiro.
 Repouso Pediátrico c/ Banheiro.
 Posto de Enfermagem.
 Sala de Suturas/Curativos.
 Sala de Gesso/Imobilização de fraturas.
 Sala de Inalação coletiva.
 Sala de Aplicação de Medicamento e Hidratação.
 Sala de Raios-X, com Vestiário, Câmara Escura e arquivo.
 Sala para Exame Indiferenciado.
 Sala para Coleta de Material.
 Posto Policial.
 06 Consultórios Médicos.