Horários Estendidos nas Unidades de Saúde continuam em 2012

Com objetivo de melhor atender a população e devido aos bons resultados e aprovação dos linharenses, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém o Horário Estendido nas sete unidades de saúde da cidade: Aviso, Bebedouro, Canivete, Linhares V, Santa Cruz e as duas do Interlagos, durante este ano.

A iniciativa funciona há dois anos e, somente no ano passado, uma média de duas mil consultas por mês foram realizadas em cada unidade de saúde. Em 2010, foram 82 mil atendimentos, sendo 60% referente a consultas médicas e 40% a procedimentos de enfermagem.

Na Unidade de Saúde do bairro Canivete, o movimento durante o horário estendido aumentou e a população está satisfeita com o novo horário. Segundo o Presidente da Associação de Moradores do local, Roberto Carlos França Barbosa, essa ação da Prefeitura trouxe muitos benefícios para os moradores do bairro. "Os horários estendidos facilitaram a vida de quem trabalha durante o dia e, por isso, tinha dificuldades para se consultar. Também evitou que os moradores procurassem mais o HGL, para atendimentos que o próprio posto realiza. A saúde no bairro melhorou e a população tem gostado muito", afirmou o Presidente.

Durante a ampliação do horário, são oferecidos, nas unidades, serviços como consulta médica infantil e adulto, aferição de pressão arterial, verificação de temperatura e peso, nebulização, curativos e administração de medicamentos (orais e injetáveis). Cada unidade é assistida por uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.

Além de proporcionar maior comodidade aos moradores dos bairros, o Horário Estendido foi implantado para desafogar o Hospital Geral de Linhares (HGL) em 2009. A medida estava prevista para funcionar por apenas três meses, mas devido aos bons resultados, foi prorrogada e não tem previsão para terminar.

A decisão visa a priorizar o atendimento de Atenção Primária nas Unidades Básicas de Saúde, para garantir acesso aos Prontos Socorros Adulto e Infantil do HGL para os casos de urgência e emergência. Também garantir atendimento, principalmente, aos pacientes que não têm como se consultar no horário normal, comprometidos em horário comercial.

O atendimento nas sete unidades é de segunda a sexta-feira até às 21 horas. O horário de atendimento médico normal, nos postos de saúde, era até às 17 horas.