Um passeio em Regência pede uma boa moqueca capixaba

Preparada na hora ou sob encomenda, a moqueca capixaba é um dos pratos mais consumidos nesse período do ano, principalmente por ser leve e saborosa, propícia para o verão. Em Regência, esse prato faz o maior sucesso e atrai turistas de todos os lugares.  Não há como fazer um passeio pelo balneário sem experimentar aquela moqueca do Posto Carebão, dica da Secretaria Municipal de Turismo.


O empresário do local, Jacinto Ceolin, chega a preparar 30 moquecas nos finais de semana e, segundo ele, nessa temporada do ano, o número aumenta. "Muitas pessoas vêm visitar o balneário durante o verão e o carnaval", afirmou Jacinto.


O prato é preparado em família, com auxílio da esposa Eloína e da sogra Cecília; Jacinto capricha no tempero e conta qual é o segredo do sucesso da moqueca do Carebão. "O peixe tem de ser fresco e os ingredientes de qualidade. O tomate, de preferência, tem de ser maduro para dar consistência à comida, e o principal, tudo tem de ser preparado com carinho. Na culinária, você tem de ter amor pelo que faz", disse.


As moquecas são feitas de robalo, pescada, camarão vg e cação, todos fresquinhos, da própria Vila de Regência. Os preços variam entre R$ 39,00 e R$ 85,00, da simples à mais incrementada. O tempo de preparado da moqueca é de 40 a 50 minutos. Por isso, quem estiver saindo de Linhares ou de outro lugar e quiser já encomendar o prato, para chegar ao balneário com a mesa pronta, o restaurante também aceita encomendas.


Os interessados podem fazer o pedido pelo telefone (27) 3274-1148. O Posto Carebão está localizado na Avenida Principal de Regência. Além da moqueca, são servidos outros pratos com peixe, como filé de budião frito ou ao molho de camarão, ou ainda, pescadinha frita como tira gosto.


Sobre a Vila de Regência


O balneário de Regência é conhecido pelas grandes ondas e está entre as dez melhores praias do Brasil para a prática do surf. Há, ainda, a Reserva de Comboios, sede da Estação do Projeto Tamar, que é o maior sítio de desova da Tartaruga Gigante do Brasil. A vila é o recanto do herói Nacional, Caboclo Bernardo, do congo e de diversas atrações históricas e culturais.