PIQ 2012: Primeiras turmas já começaram a estudar

Janeiro é o mês das férias. Férias? Não, nada disso, janeiro é o mês da qualificação profissional. Pelo menos para 115 alunos que fazem parte das primeiras cinco turmas de 2012 do Programa Integrado de Qualificação, o PIQ, da Prefeitura de Linhares. Mas, eles não estão sozinhos, outras 21 turmas estão em andamento, somando mais 450 alunos.

As cinco turmas que iniciaram esta semana são de Eletricista Instalador Predial, Mecânico de Máquina de Costura Industrial, Montador de Móveis, NR-10 Básico e Risco e Corte de Roupas. Elas fazem parte do 4º Ciclo que, no total, tem 30 turmas e vai beneficiar mais de 700 pessoas.


Segundo Elisângela do Nascimento Soares, moradora do bairro Shell, aluna de Risco e Corte de Roupas, se o curso não fosse de graça, ela não teria condições de fazê-lo. A aluna sonha montar um atelier. "Quero montar uma confecção quando terminar o curso. Hoje eu já trabalho como costureira numa fábrica de roupas, mas quero me qualificar para ter o meu próprio negócio", empolga-se.

Elisângela não é a única que agradece à prefeitura pela oportunidade de se qualificar de graça. "Se não existisse o PIQ, eu não estaria fazendo esse curso", afirma Paulo Machado Júnior, também morador do Shell e aluno do curso de Eletricista Instalador Predial. Ele disse que "mesmo com apenas três dias de curso, já deu para ver que será muito proveitoso".

"Quando eu terminar este curso, quero fazer outros para me preparar para o mercado de trabalho, que cada vez cresce mais em Linhares", disse Paulo.

Já Juliana de Assis Nascimento, que mora no bairro Interlagos e está na turma de Mecânico de Máquina de Costura Industrial, sonha entrar no mercado de trabalho formal. "Em Linhares, existem muitas fábricas de roupas, por isso eu escolhi esse curso. Existe mercado para profissionais dessa área. Meu sonho é trabalhar com carteira assinada", confessa, declarando: "A prefeitura fez algo maravilhoso, criando o PIQ".


Cerca de 4 mil pessoas já foram ou estão sendo beneficiadas pelo PIQ. Este ano, mais mil vagas serão oferecidas em cursos nas áreas industrial, comercial, de serviços e de geração de renda.