Casa de Resgate terá ambulatório
Linhares possui o único centro de atendimento de dependentes químicos do Estado que oferece tratamento de graça. É o Grupo Resgate – Casa São Francisco de Assis, que está localizado no km 4, no distrito de Córrego do Farias.
A Casa Resgate, como também é conhecida, atende, atualmente, 60 internos entre jovens e adultos. E a Prefeitura de Linhares é parceira nesse projeto. Desde que a atual gestão assumiu, colabora com a Casa, ajudando no tratamento dos internos.
Atualmente, a Prefeitura de Linhares doou R$ 130 mil para a construção de um ambulatório no projeto, que contará com salas para médicos e assistência social, farmácia e enfermaria com três leitos para desintoxicação. As obras já começaram e a previsão é que seja inaugurado ainda este ano. Parte desse dinheiro também será revertida na manutenção da Casa.
"A parceria da Prefeitura é essencial para a Casa Resgate. Além de possibilitar o funcionamento do local, ela tem investido na estrutura da casa, contribuindo para um melhor atendimento de cada jovem que entra aqui. Sem a ajuda da Prefeitura, não seria possível o funcionamento do projeto, pois precisamos da colaboração dos outros para que a Casa funcione", disse o Coordenador do Projeto, Altamir Ribeiro de Moura.
Ele acrescenta: "também peço a participação das empresas e da sociedade, pois o número de pessoas que nos procuram para fazer tratamento é muito grande, e sozinho não conseguimos atender a todos. Por isso, qualquer ajuda é muito importante".
A Casa Resgate tem quase sete anos de funcionamento. No projeto, os internos têm atendimentos médicos e psicológicos e desenvolvem diversas atividades, como plantio de horta, construção, marcenaria e serralheria.
O tratamento dura oito meses, mas há internos que, depois desse período, decidem permanecer no local como funcionários ou voluntários. A recuperação é baseada na força de vontade, oração e trabalho.
Para o pai de um dos internos da casa, que preferiu não se identificar, o tratamento no Projeto Resgate foi o único caminho para o filho de 24 anos se libertar das drogas.
"A Casa Resgate representa tudo para mim. É a esperança para as famílias e todos que estão fazendo tratamento. No projeto, meu filho tem recebido todos os atendimentos necessários. As pessoas que trabalham lá tem amor ao próximo. Hoje eu não teria condições de pagar um tratamento para o meu filho. A recuperação dele só está sendo possível graças ao projeto", afirmou o pai.
O Grupo Resgate realiza também palestras em escolas e empresas, orientação às famílias e criou um grupo de autoajuda, que acontece todas as quintas-feiras, na Igrejinha Velha, às 19 horas.
O projeto é aberto ao público. Quem tiver interesse em conhecer e se tornar parceiro da Casa Resgate basta procurar um dos responsáveis, ou se dirigir até a sede do local, no Farias.
Serviços
Altamir Ribeiro – (27) 9610-9975
Casa Resgate – Km 4, estrada de acesso ao Farias.
Grupo de Ajuda – Todas as quintas-feiras, às 19 horas, na Igrejinha Velha, centro (em frente à Praça 22 de Agosto)