Prefeitura de Linhares presta total assistência a desabrigados pela chuva

Desabrigados pelas chuvas que assolam o Espírito Santo e Linhares, nos últimos dias, estão recebendo assistência total da Prefeitura de Linhares. As famílias – que estão no abrigo municipal montado no Ginásio de Esportes do bairro Araçá – recebem quatro refeições por dia (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), atendimento psicológico, além de acompanhamento de assistentes sociais e material de higiene pessoal.

A determinação do prefeito Guerino Zanon é de que o socorro aos desabrigados seja uma prioridade e, para tanto, estão participando da ação o Gabinete do Prefeito, as Secretarias de Saúde, Assistência Social, Obras e a Defesa Civil Municipal. Os profissionais do Corpo de Bombeiros também estão envolvidos em todas as operações.

"Estamos com as Secretarias de Saúde, Assistência Social e a Defesa Civil, fazendo um esforço conjunto para que essas famílias se sintam mais acolhidas e tenham o mínimo de conforto neste momento difícil", disse o prefeito.

Segundo o prefeito, o momento ainda é de muita preocupação, mas todas as metas traçadas pela administração estão sendo cumpridas. "No momento, a minha preocupação é com o estado de calamidade que passam essas famílias. Nosso trabalho vai prosseguir até que as pessoas estejam seguras novamente", ressaltou Guerino Zanon.

Até a noite de ontem (09), a equipe da Defesa Civil Municipal havia resgatado 53 desabrigados de 18 famílias. A maioria das pessoas afetadas nas regiões de Regência, Povoação e Brejo Grande está na casa de familiares. Eles também são orientados pela Defesa Civil Municipal a seguir para o abrigo municipal no bairro Araçá.

Com a possibilidade de continuidade da chuva nos próximos dias, a Prefeitura de Linhares mantém o esquema de alerta que envolve todas as secretarias para atender também durante os fins de semana. A Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Obras permanecem de plantão para atenderem a possíveis casos de desabrigados, deslizamentos e alagamentos.

Equipes da Defesa Civil Municipal permanecem em ronda por toda a cidade e poderão ser acionadas pelos telefones 193 e 9861 6266. A Secretaria Municipal de Assistência Social mantêm em funcionamento o abrigo municipal do Ginásio de Esportes do bairro Araçá, e donativos como alimentos, roupas, calçados, produtos de higiene e roupas de cama e banho serão recebidos na sede da Secretaria de Assistência Social, no bairro Araçá.

O Secretário de Assistência Social, Ivan Salvador Filho, disse que o trabalho de assistência vai continuar até que as chuvas acabem. Agentes de combate à dengue já estão prontos para agirem em caso de possíveis focos do mosquito da dengue.

"A Prefeitura de Linhares tem o compromisso de manter atenção irrestrita aos moradores atingidos pelas águas. Nenhuma das famílias ficará desassistida pelo poder municipal. Vamos fazer, ainda, o acompanhamento dos moradores no retorno as suas residências", destaca Ivan Salvador.

O último Boletim emitido pela Defesa Civil aponta que o rio Doce está 5 metros acima do seu nível normal. Já ultrapassou a cota de inundação que é de 3,80m.