Prefeitura garante assistência às famílias desabrigadas pelas chuvas

A Prefeitura de Linhares, por meio da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Assistência Social, está trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros para garantir assistência às famílias atingidas pelas fortes chuvas que caem na cidade nos últimos dias.

Em toda a cidade, profissionais das secretarias municipais estão realizando um trabalho de suporte junto aos 25 moradores desalojados e 05 desabrigados com a prestação de serviços assistenciais e de resgate. Todos estão recebendo cuidados especiais no Ginásio Poliesportivo do bairro Araçá.

O chefe de Defesa Civil Municipal, Antônio Carlos dos Santos, afirma que a Prefeitura está alerta para atender a população da melhor maneira possível. "Estamos fazendo um trabalho em conjunto para que o resultado seja o melhor possível. Os postos de saúde dos bairros também estão todos com material necessário para atender a população", ressaltou o Antônio.

Segundo o Secretário de Assistência Social da Prefeitura de Linhares, Ivan Salvador Filho, o trabalho vem sendo feito desde as primeiras horas de chuva. As prioridades estão sendo levantadas e os problemas sendo resolvidos por ordem de emergência. 

"A Prefeitura está mobilizada para minimizar os problemas causados pelas chuvas, dando toda a assistência necessária para as famílias que precisarem sair de suas casas", reforçou.

"Estamos fornecendo refeições diárias, objetos pessoais, garantindo a alimentação dessas famílias, além de apoio psicológico com nossa equipe de assistentes sociais. Neste período, o foco são os desabrigados ou que estão em situação de vulnerabilidade, pararemos o que for preciso para atendê-los", destacou o secretário.

Antônio Carlos dos Santos afirma que a cheia do Rio Doce já afetou mais de cinco mil pessoas no município de Linhares, na zona rural e na sede, principalmente no bairro Olaria. O distrito de Povoação, no litoral de Linhares, e comunidades próximas estão em alerta e recebem orientações da Defesa Civil Municipal.

A subida de nível do Rio Doce já interditou o principal acesso ao balneário, a ES-248, e, segundo a Defesa Civil, a estrada remanescente – que passa por Cacimbas – pode ter o tráfego de veículos suspenso em breve. A tendência é de o nível do rio continuar a subir, em decorrência do volume de chuvas no estado de Minas Gerais.

O Boletim de Cheias do Rio Doce, divulgado na tarde desta quarta-feira (4), informa que o nível do manancial estava em 4,80 metros em Linhares, às 12h, ou seja, um metro acima da cota de inundação. Segundo a Defesa Civil, a ES-248 – no trecho que liga Linhares a Colatina – também corre o risco de ser interditada. A água do rio já está próxima ao acostamento da rodovia próximo à Fazenda Três Marias.