Prefeitura de Linhares intensifica ações de combate à dengue nos balneários

Verão, praia e sol. É tempo de curtir e descansar. Mas lembre-se, os cuidados com a dengue não podem "tirar férias", tem que continuar. Por isso, a Prefeitura de Linhares e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, preocupados em combater os focos do mosquito Aedes aegypti, realizam trabalhos constantes contra a doença nos balneários.

Em Regência, Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde já realizam o trabalho de combate e prevenção à dengue. A ação está sendo realizada de casa em casa onde é feita a fiscalização e ainda a distribuição de panfletos educativos para orientar a população e veranistas. Os trabalhos serão realizados até fevereiro.

Já, em Pontal do Ipiranga, Agentes de Endemias intensificarão as ações de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue na última semana de janeiro. Ainda, uma equipe de Educação em Saúde vai realizar atividades educativas visando à mobilização dos moradores na prevenção da doença. Em Povoação e Urussuquara,  essas ações serão realizadas na segunda semana de fevereiro.

De acordo com a Vigilância Ambiental, o principal objetivo da intensificação é alertar e conscientizar a população sobre o período epidêmico da dengue que, com o aumento da chuva e da temperatura, proporciona uma elevação na infestação do mosquito transmissor da doença. Esse período acontece de novembro a março.


Veja alguns cuidados para combater o mosquito e os focos de larvas:


* Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.
* Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas.
* Não deixe a água de chuva acumulada sobre a laje.
* Lave semanalmente, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água. E mantenha bem tampados os tonéis e barris.
* Encha de areia fina até a borda os pratinhos dos vasos de plantas.
* Limpe semanalmente, com escova e sabão, os vasos de plantas aquáticas.
* Guarde garrafas de cabeça para baixo.
* Guarde os pneus velhos sem água em locais cobertos e abrigados da chuva.
* Coloque o lixo em sacolas plásticas e mantenha a lixeira bem fechada.
* Não jogue lixo em terrenos baldios.
* Procure evitar e eliminar de seus imóveis qualquer objeto que contenha ou possa conter água.