Bairro Aviso tem redução de 70% no número de homicídios

Linhares vive uma nova realidade que merece comemoração. O município fechou 2011 com queda no índice de homicídios. É a maior redução registrada no Estado do Espírito Santo. Em relação a 2010, esse índice caiu 12%. Foram 83 homicídios registrados em 2010 sendo que 60 estão ligados ao tráfico de drogas. Em 2011, esse número foi reduzido a 34. Com esses dados, Linhares registra o menor número de homicídios dos últimos nove anos.


No bairro Aviso, essa nova realidade pode ser vivenciada nas ruas e no sorriso de tranquilidade de seus moradores. De acordo com dados da Polícia Civil, foram registrados, na região, apenas seis homicídios em 2011. A mesma quantidade de 2010. Enquanto que em 2009, foram 20. Comparando o ano de 2009 com 2011, houve uma queda de 70%.


A redução dos índices de violência no bairro é reflexo dos investimentos realizados pela administração "O Futuro Acontece Aqui". A região foi contemplada com obras do Programa Linhares 100% Infraestrutura. As intervenções da Secretaria Municipal de Obras levam às ruas do bairro drenagem, calçamento, rede esgoto e iluminação, que garantem mais qualidade de vida aos moradores.

O bairro também conta com uma nova escola, ampla e moderna, que é a EMEF "Prefeito Roberto Calmon". Como incentivo ao esporte e ao lazer, a comunidade ganhou um ginásio poliesportivo coberto, um estádio de futebol com arquibancada, além de um complexo esportivo, com academia ao ar livre e campos de futebol soçaite, futebol de areia, vôlei e futevôlei, localizado na região do Gogó da Ema. As obras proporcionam mais saúde e bem-estar à população.

"É uma alegria saber que o índice de violência foi reduzido. Hoje, os moradores só veem notícias positivas sobre o Aviso na mídia. O Prefeito Guerino Zanon tem dado muita atenção a esse bairro de ponta a ponta. E o coração da comunidade está feliz por isso", orgulha-se o presidente da Associação de Moradores do bairro, Pedro Paulo dos Santos Souza.


O Secretário Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Coronel Jones Mattos, ressalta que a atuação da Guarda Municipal e o trabalho das polícias Civil e Militar também contribuem para a queda no número de homicídios. "Esse trabalho foi fundamental para que muitos criminosos fossem presos, garantindo mais segurança á população e, consequentemente, e queda no número de homicídios?, ressaltou.

Para o chefe do Departamento de Polícia Judiciára (DPJ), Delegado Fabrício Lucindo, essa parceria é muito importante para a cidade. "Somente em 2011, 132 pessoas foram presas acusadas de assassinato em Linhares. Nosso índice de sucesso nas investigações é muito bom. De todas as mortes de 2011, restaram apenas oito que não tiveram solução", afirmou.

O delegado diz, ainda, que a redução da violência no município também se deve ao trabalho social realizado pela Prefeitura, citando, como exemplo, os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), que realizam diversas atividades nos bairros carentes da cidade.

Outras obras

Em 2012, a Prefeitura dá sequência aos investimentos no bairro Aviso. Foi assinado, no dia 06 de dezembro de 2011, ordem de serviço que irá garantir obras de drenagem e pavimentação em diversas ruas do bairro Aviso.