Academia, ao ar livre, de graça na Praça 22 de Agosto

Para o aposentado Aristides Fereguetti, "essa iniciativa é essencial para melhorar a qualidade de vida da população linharense. Faço caminhada três vezes por semana aqui na Praça 22 de Agosto, esse lugar traz tranquilidade para a prática de esportes a todas as faixas etárias", afirmou Aristides.

A academia ao ar livre, inaugurada na tarde da última terça-feira (20/12) é a segunda entregue aos moradores da cidade. A primeira foi a do  Aviso, no Complexo Esportivo do bairro.

"Esse projeto incentiva as pessoas a abandonarem a vida sedentária. Nossa ideia é estimular a prática de exercício físico, garantir a qualidade de vida para idosos,  adultos, jovens e crianças", disse o prefeito Guerino Zanon.

Com equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, trabalhar a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, o objetivo dessa iniciativa é reduzir, principalmente entre os idosos, o número de consultas médicas e medicamentos. Os usuários da academia terão o monitoramento de educadores físicos da Secretaria de Esporte e Lazer.

"A prática de exercícios visa a melhorar o bem-estar de todos. Com esse novo espaço, além da caminhada, podemos praticar outras modalidades de exercícios com segurança, sem contar com a tranquilidade e beleza que a Praça oferece à população. Acredito que muitas pessoas vão utilizar esse espaço", afirmou  Zéa Maria Calmon Fernandes.

Jair Reali, Secretário Municipal de Esporte e Lazer, explica que "é interessante o projeto dos aparelhos de ginástica. É válido para as pessoas que não têm condições de frequentar uma academia particular e para os que têm condições e preferem praticar esportes ao livre de forma diferente e saudável. A Prefeitura investe para Linhares ter uma população longe do sedentarismo", complementou Jair Reali.

Os usuários terão monitoramento garantido pelos educadores físicos na segunda-feira e quarta-feira das 06h e 30min às 08h e 30min da manhã e  na terça-feira e quinta-feira os horários serão das 17h às 19h.

Para Cristina Silva Pessoa, "com esses horários, podemos praticar exercícios depois do expediente de trabalho e, além da caminhada, as pessoas vão ter mais opções de esporte com instruções corretas".

Conheça os aparelhos que fazem parte da academia da Praça 22 de Agosto:

ESQUI – aumenta a flexibilidade dos membros inferiores, quadris, membros superiores e melhora a função cardiorrespiratória;

MULTI EXERCITADOR – fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores;

ROTAÇÃO VERTICAL COM ROTAÇÃO DUPLA DIAGONAL – fortalece os membros superiores, melhora a flexibilidade das articulações dos ombros e aumenta a mobilidade das articulações dos ombros e dos cotovelos;

REMADA SENTADA – fortalece a musculatura das costas e ombros;

ALONGADOR – estimula o sistema nervoso central por meio do alongamento e fortalecimento dos grandes grupos musculares;

PRESSÃO DE PERNAS – fortalece a musculatura, melhora a flexibilidade dos membros inferiores, quadris e região lombar;

SURF – melhora a flexibilidade e a agilidade dos membros inferiores, quadris e região lombar;

BANCO ABDOMINAL – Fortalece a musculatura abdominal.