Mais de 300 alunos da rede municipal concluem o Proerd

Estão sendo realizadas, durante esta semana, as formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Ao todo, 370 alunos da rede municipal de ensino, com idades entre 9 e 16 anos,  concluem o programa.

As primeiras turmas que se formaram foram as das escolas de Bebedouro e de Pontal do Ipiranga, na segunda e terça-feira, 12 e 13, respectivamente. Nesta quinta-feira, 15, será a vez dos 173 alunos das escolas Adelson Del Santo e Talma Drumond Pestana, localizadas nos bairros Nova Esperança e Palmital, concluírem o curso. A formatura será realizada na Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada no bairro Novo Horizonte, às 19 horas.

O Proerd é um programa voltado para estudantes do Ensino Fundamental do 5º e 7º ano. Durante o projeto, eles participam de aulas lúdicas e técnicas educacionais, ministradas nas escolas por instrutores militares, com o intuito de ensiná-los a resistir às pressões e dizer não às drogas.

O objetivo do Programa é justamente orientar crianças e adolescentes para a prevenção ao uso de drogas, trabalhando em conjunto com os educadores, pais e comunidade. A ação é desenvolvida pela Polícia Militar com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio das Secretarias de Educação e Cidadania e Segurança Pública.
Atualmente, o programa formou quase mil jovens somente neste de ano de 2011.

Sobre o Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é um projeto social desenvolvido há 10 anos pela Polícia Militar e nasceu por meio do Programa Drug Abuse Resistence Education (Dare), uma iniciativa de educadores e policiais americanos que, surpresos com uma grande demanda de apreensão de drogas, em Los Angeles, na década de 80, iniciaram um trabalho de prevenção visando a diminuir o índice de jovens envolvidos com o uso de drogas e violência.

Posteriormente, foi apresentado ao Brasil, que recebeu a denominação de Proerd, sofrendo adequações necessárias à nossa cultura, contudo mantendo a metodologia original.