Ladainhas Natalinas vão contar, em latim, a história do nascimento de Jesus

O significado cristão do Natal e parte da memória linharense serão exaltados na dramatização de antigas ladainhas natalinas e no Concerto de Natal. O evento será realizado, nesta sexta-feira, na Igrejinha Velha, às 19 horas.

A ladainha é uma antiga tradição cristã. Consiste em uma oração breve, mas repetitiva. Nesse tipo de prece, geralmente o sacerdote recita uma frase e os fiéis recitam a seguinte, e assim por diante. Em Linhares, durante a primeira metade do século XIX até a segunda metade do século XX, recitar as ladainhas era um hábito comum nas manifestações religiosas.

"Queremos recuperar um pouco da memória do município. O objetivo é resguardar esse costume que estava esquecido e trazer, à tona, o latim como língua mãe da língua portuguesa", destaca o Secretário de Cultura de Linhares, Antônio Bezerra.

Antônio Bezerra ainda afirma que o objetivo do evento não é destacar a Igreja Católica e, sim, parte da cultura de Linhares.

Diferentes de outras ladainhas, as que serão entoadas, nesta sexta-feira, vão ser todas faladas em latim e, com um tom alegre, enaltecer o nascimento do menino Jesus.

 Curiosidade:

O termo "ladainha", popularmente usado na língua portuguesa para se referir a falas repetitivas, tem sua origem nas ladainhas entoadas pelos cristãos, desde o século IV.

Serviço:

 

Igrejinha de Nossa Senhora da Conceição (Igrejinha Velha)

Data: 16/12

Horário: 19 horas

Endereço: Rua da Conceição, Praça 22 de Agosto.