Prefeitura de Linhares atende quase 2 mil crianças no Brincando na Praça

Desde julho deste ano, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, está levando alegria,  informação  e conhecimento para as crianças do município, por meio do projeto "Brincando na Praça".


A iniciativa visa a combater o uso indevido de drogas lícitas e ilícitas e colaborar na formação da cidadania dos jovens e adolescentes,  e promover segurança pública aos cidadãos.


Nesses seis meses de projeto, a Prefeitura já atendeu quase duas mil crianças e famílias linharenses. Somente nos bairros Interlagos e Aviso, 500 e 400 pequenos, respectivamente,  participaram da ação.


Os resultados já podem ser observados em quem esteve presente em uma das visitas do projeto. Liliane do Rosário Marsalho, moradora do Aviso e mãe do pequeno Cryslan do Rosário, de 5 anos, participou, junto com o filho, do "Brincando na Praça", que ocorreu no seu bairro e diz que o projeto mudou a vida do Cryslan.


"Depois que meu filho participou do "Brincando na Praça", ele passou a gostar da leitura, pede para mim comprar livros para ele  e quando vê uma propaganda sobre drogas, sempre lembra do que foi apresentado no projeto. O ?Brincando na Praça? incentivou muita criança do Aviso a não entrar no mundo do crime. É um projeto que deve estar presente sempre nos bairros", afirmou Liliane.


O projeto "Brincando na Praça" já visitou 12 bairros da zona urbana de Linhares e está prosseguindo para o interior do município, com duas visitas já realizadas, uma em Bagueira e outra em Rio Quartel. Dentre as ações, estão apresentações de capoeira, com o projeto "Capoeira Viva" e do teatro da Guarda-municipal, sobre prevenção ao uso indevido de drogas.


A criançada ainda conta com o cantinho da leitura, a animação com o Palhaço Risadinha, pula-pula e outras atividades. A diversão também é garantida com a distribuição de pipoca, algodão, brindes e muitas brincadeiras. Tudo para proporcionar um dia descontraído, com informação e alegria para os pequenos, sem tirá-los do foco, que é a prevenção contra as drogas. 


O Projeto "Brincando na Praça" é ainda uma extensão dos Projetos "Comunidade Viva" e "Escola Cidadã" que tem a parceria da Secretaria de Educação e o objetivo de integrar a segurança nas escolas e comunidades, promovendo valores como respeito à vida, à liberdade e à dignidade, proteção e valorização do ser humano.


Confira os bairros que o "Brincando na Praça" visitou:


Conceição, Juparanã, Três Barras, Schell, Araça, Aviso, Novo Horizonte, Rodrigues Maciel, Jardim Laguna, lagoa do Meio, Palmital, Interlagos. Interior: Bagueira e Rio Quartel.