Hipertexto: mais de 70% das crianças de Linhares estão matriculadas em Centros de Educação Infantil

Linhares é uma cidade modelo do Espírito Santo, localizada ao norte do Estado, numa planície e com o maior litoral do território capixaba – são 37 quilômetros de extensão. É uma cidade moderna, com excelente qualidade de vida e infraestrutura. Seus primeiros habitantes foram os índios botocudos, depois vieram os portugueses em busca de ouro e pedras preciosas.

Mais tarde, atraídos pela privilegiada situação geográfica e belezas naturais da região, chegaram os imigrantes portugueses, alemães e italianos que fizeram da cidade uma das portas de entrada para a colonização das regiões norte e noroeste do Estado. Hoje, a mesma porta encontra-se aberta para o mundo, possibilitando intercâmbios com diferentes culturas.

Seus 141 mil habitantes vivem de uma rica e diversificada economia, desenvolvendo tanto atividades ligadas à agropecuária e à fruticultura quanto à exploração de petróleo, indústria, comércio e um polo metal-mecânico em franco desenvolvimento.

Para acompanhar todo esse crescimento, a Prefeitura de Linhares pensa na formação dos pequenos cidadãos. Investe recursos na construção de unidades escolares – em três anos de administração "O Futuro Acontece Aqui", já foram inauguradas 15 novas escolas que objetiva garantir o futuro das crianças da cidade para vislumbrarem um mundo de oportunidades. São 24 Centros de Educação Infantil na zona urbana e 17 na zona rural.

A administração municipal destina, atualmente, 33% do seu orçamento para a educação, atendendo toda demanda do Ensino Básico (infantil e fundamental).

Na educação infantil, são atendidos 8.162 alunos distribuídos entre as zonas urbana e rural – o que corresponde a 73,3% das crianças linharenses matriculadas nas escolas da Prefeitura. São 4.065 alunos de 1 a 3 anos (61,6%); e 4.097 crianças de 4 e 5 anos (90%). É importante destacar que, conforme dados do IBGE, a população linharense de crianças de 1 a 5 anos é de 11.276.

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece, como meta para todos os municípios brasileiros, atender 100% das crianças de 4 a 5 anos até 2016 e 50% das crianças até 3 anos até 2020.

Os bons números alinham investimento e dedicação dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Linhares. São equipes pedagógicas, professores, pedagogos, coordenadores, funcionários administrativos e auxiliares de serviços gerais que zelam por educação de qualidade.

As salas de atividades de todos os Centros de Educação Infantil Municipais dispõem de material didático de boa qualidade aos quais as crianças têm acesso para o desenvolvimento de atividades significativas e que despertam sua ação criadora. Dentre os materiais utilizados, podem-se destacar: espelhos, fantasias, jogos, livros, material de pintura, recorte e modelagem, algumas vezes organizados em cantinhos e, na maioria das unidades escolares, em brinquedotecas.
 
Há uma preocupação por parte da Secretaria Municipal de Educação e das coordenações dos Centros em desenvolver um trabalho conjunto de orientação pedagógica e de uso de materiais didáticos atualizados e adequados ao desenvolvimento das atividades com as crianças.

São executadas atividades envolvendo as múltiplas linguagens da criança: leitura, escrita, artes plásticas, música, dança, jogos e atividades de faz-de-conta. Além disso, os profissionais da educação têm a preocupação com os cuidados e a formação de hábitos em relação à higiene, alimentação (a merenda servida nas escolas de Linhares está entre as melhores do Estado); saúde e segurança. Todas essas atividades são desenvolvidas em clima de respeito e afetividade.

Os pais das crianças participam, ativamente, de todo esse processo de ensino-aprendizagem. Os professores desenvolvem um trabalho, visando a uma mudança de concepção dos pais no que diz respeito ao atendimento às crianças, ressaltando o aspecto educativo dessa ação. Como resultado desse trabalho, o que se verifica, hoje, é que a comunidade tornou-se muito mais exigente, chegando a explicitar, em alguns momentos, o desejo de que seus filhos se desenvolvam em sua plenitude.

Com essa iniciativa, percebe-se o envolvimento efetivo dos pais nas atividades dos Centros de Educação Infantil Municipais, tanto nas reuniões quanto em mutirões, campanhas e outras formas de cooperação. Alguns exemplos desse trabalho cooperativo com os pais são as coletas seletivas de lixo, com o objetivo de desenvolver um trabalho pautado na Educação Ambiental. Outro exemplo é o desenvolvimento de tarefas pelos pais como jardinagem, pintura, conserto e recuperação de brinquedos, além dos projetos de leitura e culinária.

A equipe pedagógica busca, também, formas criativas de comunicação com as famílias, visando à sua integração e participação nas atividades que desenvolve. Algumas merecem destaque: exposição de trabalhos elaborados pelas crianças em murais, na entrada de alguns Centros e, em outros, os murais são utilizados para apresentação de planilhas de prestação de contas dos gastos efetuados e outras informações de interesse da comunidade.

Para a Secretária Municipal de Educação, Professora Ana Maria Paraíso Dalvi, o ótimo resultado do município se deve ao empenho das pessoas envolvidas com o processo educacional, e do grande volume de investimento que a Prefeitura vem destinando à educação, promovendo a capacitação dos professores e diversas outras melhorias nas unidades da rede municipal de educação.

"O ótimo resultado obtido é fruto dos investimentos na educação, tanto na capacitação de professores, quanto na melhoria das condições para o aprendizado dos alunos. Investir na educação de nossas crianças é investir num futuro melhor, é nisso que acreditamos. Parabéns professores e funcionários da rede municipal de educação, pelo empenho e dedicação", agradece Ana Paraíso.