Secretaria de Cultura leva exposição à Aracruz

Estudantes de Aracruz, município vizinho à Linhares, terão a oportunidade, a partir de hoje (21), de conhecer a exposição "Itabira nos cem anos de Drummond: uma panorâmica das trilhas poéticas às crateras oriundas da nova realidade econômica", realizada em homenagem ao centenário de um dos maiores poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade. A coletânea está sendo organizada pela Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aracruz.

Mineiro, nascido na pequena cidade de Itabira de Dentro, Drummond escreveu diversos livros, e várias obras do poeta foram traduzidas para o espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, sueco e tcheco, entre outras línguas. Ele foi seguramente, por muitas décadas, o poeta mais influente da literatura brasileira em seu tempo. A exposição é uma releitura da cidade no interior de Minas Gerais, berço e cenário de inspiração do poeta.

O Secretário Municipal de Cultura, Antônio Bezerra Neto, comentou a exposição e explicou o motivo de levá-la para Aracruz. "As fotos foram clicadas em 2003, quando das comemorações do centenário do poeta Carlos Drummond de Andrade. Ao levar a exposição para o município vizinho, temos o objetivo de criar um intercâmbio cultural entre Linhares e Aracruz", disse.

O curador da exposição, professor Cidinei de Carli Favalessa, relata, em sua curadoria, o seguinte: ?Como já se sabe, Drummond é uma dos maiores poetas da literatura brasileira, e, nos seus cem anos, uma visita a Itabira apresenta-se como uma ordem, e a necessidade de percorrer locais emblemáticos ou não à obra do poeta tornou-se um mister?.

Bezzera é um fotógrafo amador que gosta de reprisar um velho conceito do fotógrafo francês Cartier Bresson, que dizia que "tirar fotos é prender a respiração quando todas as faculdades convergem para a realidade fugaz".

Serviço

Exposição: "Itabira nos cem anos de Drummond: uma panorâmica das trilhas poéticas às crateras oriundas da nova realidade econômica"
Local: Escolas Públicas de Aracruz (Itinerante)
Período: 21 de novembro a 20 de dezembro de 2011