Prefeitura e Governo do Estado iniciam obras do Centro de Tratamento ao Toxicômano de Linhares

As obras do Centro Tratamento ao Toxicômano (CTT) de Linhares, no bairro Planalto, tiveram início na última sexta-feira (11/11), numa parceria entre a Prefeitura de Linhares e o Governo do Estado do Espírito Santo. O valor total da obra é de R$ 1.219.486,77 e o prazo de entrega é de 360 dias. O CTT vai beneficiar, aproximadamente, 200 pessoas, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças.

Quando inaugurada, a unidade irá oferecer, gratuitamente, atenção e tratamento para usuários de álcool e drogas. O Centro de Tratamento ao Toxicômano é um serviço aberto e de referência para a região com acesso facilitado aos pacientes e seus responsáveis, que poderão ligar direto para o Centro para agendar avaliação. O projeto de tratamento para cada pessoa será definido pela equipe interdisciplinar em conjunto com o paciente.

O espaço físico da unidade abrigará consultórios, leitos para desintoxicação, auditório, posto de enfermagem, recepção, acolhimento, área administrativa, farmácia, refeitório, salas para oficina e atendimento em grupo. Possui, ainda, espaço para atividades terapêuticas, lúdicas e de geração de renda, com funcionamento das 7 às 21 horas.

"Essa obra vai representar uma alternativa às internações hospitalares no acolhimento de pacientes com problemas mentais e dependentes químicos, proporcionando uma atenção intensiva diária que envolve também a participação de familiares", avalia o prefeito em exercício, Paulo Joaquim do Nascimento.

A Ordem de Serviço para a construção do CTT de Linhares foi assinada pelo governador Renato Casagrande e pelo prefeito Guerino Zanon, no dia 10 de outubro, em cerimônia realizada na Praça 22 de Agosto.