Ceim da Prefeitura desenvolve projeto Aprendiz de Culinária

Quando criaram o projeto Aprendiz de Culinária no Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM "Manoel Farias de Souza" – no bairro Novo Horizonte, as professoras Laurita Noventa Milanez e Selma Del Piero tinham a certeza de oferecer, por meio dele, um modo diferente e único de apresentar os alimentos para as crianças que frequentam a unidade escolar.

Elas conseguiram atrair os alunos para esse imenso universo que é a culinária e melhoraram a alimentação deles com o equilíbrio dos alimentos. E a receita foi muito simples: as crianças participando ativamente da elaboração de receitas e discutindo a importância dos alimentos para um crescimento forte e saudável.

Dessa forma e com a participação especial dos pais nesse processo, as crianças foram incentivadas a comer frutas, verduras, legumes, leite e sucos naturais. Todas as aulas foram práticas com apresentação de ingredientes conhecidos e introdução de ingredientes novos.

Durante as aulas, as crianças viajaram pelo mundo ilustrando, por meio da geografia, descrevendo as origens dos alimentos, suas histórias e culturas; além disso, aprendendo sobre produtos e ingredientes regionais de nosso país.

"De forma lúdica e prazerosa, as crianças tiveram a oportunidade de trabalhar os conteúdos de matemática, linguagem oral e escrita e ciências na preparação e degustação das receitas", explica a professora Laurita.

A afirmação da professora é endossada pela Diretora do CEIM, Luciana Nali. Ela conta que todas as aulas foram direcionadas para auxiliarem na exploração dos conteúdos planejados para o ano de 2011 como, por exemplo: cores, quantidades, músicas, motricidade, teatrinhos, linguagem e medidas.

Luciana explica que, atualmente, a unidade escolar desenvolve o projeto com alunos de quatro anos, mas a intenção é que, gradualmente, envolvam todos os alunos do Centro de Educação Infantil Municipal. "O retorno das crianças é maravilhoso, os pais contam que elas chegam em casa querendo fazer as receitas aprendidas no projeto", conta a diretora.

Ao final do projeto, agora no mês de dezembro, será confeccionado um caderno de receitas, com exposição de fotos e degustação de biscoito barrigudinho e chás feitos pelas crianças com a participação das suas famílias.