Produtores de Linhares recebem 80 mil mudas de cacau

A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac),  a Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), o Incaper e a Secretaria Estadual de Agricultura (Seag) estão distribuindo 150 mil mudas de cacau clonados para os produtores de Linhares  e região. O objetivo é contribuir  para melhor produção do fruto.

As novas mudas são destinadas à formação de jardins clonais de cacaueiros resistentes à doença vassoura-de-bruxa e terão um papel multiplicador na plantação,  já que as hastes produzidas pelos produtores deverão ser distribuídas para outros agricultores que não receberam as mudas. Para isso, os produtores deverão assinar um termo junto à Secretaria de Agricultura, responsabilizando-se pela ação.

Somente em Linhares, 80 mil mudas serão distribuídas.  A quantidade  varia  de 600, 900 e 1.200 para cada produtor, de acordo com a área disponível para plantação.

Outras cidades produtoras de cacau que também estão recebendo as mudas são Aracruz e João Neiva. As novas mudas estão sendo entregues na estação experimental da Ceplac, localizada na BR, após a ponte do rio Doce.

Comunidades de Linhares que irão receber as mudas:
Farias, São Rafael, Regência, Desengano, Humaitá e Povoação