Banda Marcial dos Fuzileiros Navais encanta e emociona moradores do Interlagos

Na música marcial, encontra-se a essência de todas as bandas. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais mantém, com inegável orgulho, a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais cerca de 120 militares realizam, com grande precisão, simétricas e criativas evoluções.

E foi, nesse cenário, que Angélica Taiza Samoura, de 20 anos, e Lucas dos Santos Martins, de 15, moradores do Interlagos, puderam realizar o sonho de estar pertinho dos componentes da Banda dos Fuzileiros Navais. Eles são musicistas da Banda Marcial "Olímpio Bezerra" do Colégio Estadual e fizeram questão de ir à apresentação com a camisa verde, branco e preto que denomina a banda linharense.

Angélica e Lucas tocam bumbo e, na noite dessa segunda-feira (31/10), receberam orientações especiais dos componentes da Banda dos Fuzileiros. A música marcial faz parte da vida de Angélica há 10 anos. Ela começou na banda do Colégio Projetar onde atuou por cinco anos. Lucas tem menos tempo na estrada,mas o mesmo entusiasmo de aprender da amiga. Toca há um ano na banda do Estadual.

Os dois compartilharam do mesmo objetivo ao assistir, ao vivo, a apresentação da banda. "Estamos aqui para pegar orientações e dicas para nos aperfeiçoarmos em nossas atuações. Viemos conhecer o trabalho dos Fuzileiros Navais e trabalhar para fazer a diferença na banda do Colégio Estadual", revelaram.

A pequena Isabelly Pedroni Ferreira, de 6 anos, estava feliz e abriu um sorrisão quando avistou a banda. Com a mãe Edna Pedroni, que é gerente comercial e mora no Interlagos, ela fez questão de pedir a um dos componentes para usar o quepe – um dos itens da indumentária dos componentes da banda.

"Estou emocionada com a possibilidade ver uma atração nacional desse porte. É diferente de tudo o que eu já vi. a Prefeitura de Linhares está de parabéns por nos proporcionar esse tipo de atração", disse Edna.

O público que prestigiou o evento ficou encantado com a qualidade apresentada por meio de suas músicas, que remontavam o início das guerras, e suas magníficas evoluções. Tanto na arquibancada quanto na extensão da Praça do Interlagos, os olhos vidrados na apresentação demonstraram a grande admiração que a Banda conquistou merecidamente de todos os presentes. "Um evento memorável", como muitos diziam entre uma apresentação e outra.

O prefeito em exercício, Paulo Joaquim do Nascimento,também prestigiou o inesquecível evento que durou cerca de uma hora. "Esse é mais um presente que a população linharense recebe. Hoje, muitas pessoas puderam ter um contato mais próximo com a arte de excelente qualidade", destacou.

Para o Mestre de Cerimônias da banda, o Sub-oficial Marcelo, a oportunidade de conhecer mais uma cultura e porporcionar ao público os anos dedicados à banda com música de qualidade. "Fomos muito bem recebidos em Linhares. Esperamos retornar em breve para mais uma série de apresentações", disse.

A Banda dos Fuzileiros Navais iniciou a série de apresentações em Linhares no último Domingo, dia 30, na Praça 22 de Agosto. Na segunda foi a vez dos bairros Nova Esperança, Canivete e Interlagos. E na terça-feira encerra a turnê pelos bairros Aviso e Centro. A iniciativa é da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer, e Cidadania e Segurança Pública.

A Banda dos Fuzileiros Navais

Ao longo dos anos, a tradicional Banda Marcial vem divulgando a Marinha do Brasil em todo o território nacional, encantando o público com a técnica e as evoluções de seus componentes. A Banda exerce papel preponderante no enriquecimento da cultura brasileira, incentivando jovens e adolescentes a ingressarem nas Forças Armadas, por intermédio das bandas militares, além de ser referencial na formação das bandas de fanfarras em todo o território nacional.

Presente, no Brasil, desde 7 de março de 1808, com a chegada da Família Real e a Corte portuguesa, essa é a primeira vez que a orquestra se apresenta no Estado, a convite do Governo Estadual e trará ao público a música marcial, essência de todas as bandas.

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais é considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distingue-se pela presença de gaitas de fole escocesas entre seus instrumentos musicais e possui cerca de 120 militares que realizam, com grande precisão, simétricas e criativas evoluções. Essa técnica entusiasma as plateias durante as apresentações, sendo cada vez mais solicitada para exibições em todo o território brasileiro.