Mais de 9 mil estudantes do ensino fundamental fazem a prova do Paebes

De hoje (24/10) até a próxima quarta-feira (26/10), os 9,6 mil alunos matriculados nas 24 Escolas Municipais de ensino fundamental da sede, Linhares, e nas 17 Escolas Unidocentes Municipais localizadas na zona rural estarão participando do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES), da Secretaria de Estado da Educação.

Os alunos dessas unidades de ensino que frequentam o 1°, 2°, 3°, 5º anos e 8ª série (9º ano) farão provas de Português e Matemática com o objetivo de se avaliar o desenvolvimento escolar durante o ano. A avaliação aconteceu no início do ano para os estudantes do 1°, 2° e 3° anos, como forma de mapear o seu rendimento durante esse período.

A Chefe de Divisão do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Davina Maria Souza de Oliveira, destacou a importância de conhecer o nível de aprendizagem dos estudantes da rede municipal para que, a partir daí, avalie-se quais os pontos que os educadores precisam se fixar para ter um ensino cada vez melhor.

"O Paebes é algo que vem para somar ao nosso trabalho. Trabalhamos o ano inteiro, buscando oferecer o melhor para nossos alunos e, agora, os resultados vão apontar o que está bom e o que ainda precisamos avançar", explicou.

Ela frisa, ainda, que, por meio dessa avaliação, é possível ter dados confiáveis de como está sendo o desenvolvimento do aluno ao longo do tempo. "O mais interessante é que o resultado é individual, o que auxilia os professores a elaborarem planos de aula e de intervenção de acordo com a necessidade de cada um", finalizou.

Saiba mais sobre o Paebes

O Paebes foi instituído pela Sedu, em 2004, com o objetivo de avaliar o sistema de ensino de modo permanente e contínuo. Também visa a diagnosticar o desempenho dos alunos em diferentes níveis de escolaridade e áreas do conhecimento, além de subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais.

Os resultados das avaliações são passados às escolas para que suas equipes revejam projetos pedagógicos e possam definir, mais claramente, metas de aprendizagem e objetivos do ensino. Os professores e diretores também participam, respondendo a questionários que informam sobre perfil, prática docente e mecanismos de gestão.