Prefeitura reúne dezenas de jovens na 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas para a Juventude

Dialogar com os jovens, esse foi o objetivo da Prefeitura de Linhares com a realização da 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas para a Juventude por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Durante o evento, que aconteceu na tarde dessa sexta-feira (30), o auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) esteve repleto de jovens que, juntos, discutiram sobre "Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos".

O professor e diretor da Faculdade Pública de Linhares (Faceli), Rodrigo Otávio de Carvalho Júnior, abriu a conferência com uma palestra que destacou os jovens como público alvo da violência e das drogas, além da preocupação do município quanto a essa questão. ?O município está trabalhando para diminuir esses números. É por isso que a Prefeitura está abrindo esse espaço para ouvir o que os jovens têm a dizer?, concluiu.

Raul Rossi dos Santos, presidente do Grêmio Estudantil da escola Emir de Macedo Gomes (Estadual), participou do evento e falou desse canal de comunicação com o poder público. "Nós procuramos sempre nos envolver nessas discussões sobre a juventude. Essa é uma oportunidade de dar nossa opinião sobre o que está sendo discutido", afirmou Raul.

Para Guilherme Guerra, que representou os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a participação na conferência representa a união da juventude. "Essa é uma oportunidade que a Prefeitura está dando aos jovens do município de se unirem para lutar pelos seus direitos". Guilherme também parabenizou a iniciativa.

Além dos jovens, o evento contou com a participação dos secretários municipais: Jair Reali (Esporte e Lazer); Lucas Scaramussa (Meio Ambiente) e Jussara Carvalho (Comunicação), como também do vereador, Urbano D?ávila, e do representante jovem da conferência no município, Diego Regis.

Durante a conferência, houve a aprovação do regimento, grupos de discussão, apresentação dos temas levantados nesses grupos e eleição de delegados para representarem o município na conferência estadual.

Eixos discutidos:

1 – Direito ao desenvolvimento integral: educação, trabalho, cultura e comunicação;

2 – Direito ao Território: cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais;

3 – Direito à Experimentação e Qualidade de Vida: saúde, lazer, esporte e tempo livre;

4 – Direito à Diversidade e à Vida Segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos;

5 – Direito à Participação.