Prefeitura lança série de postais que retrata a Igreja Velha

Os cartões postais, além de serem interessantes ferramentas de divulgação fotográfica, são artefatos diretamente envolvidos com a cultura e o turismo. E, nessa direção, a Secretaria Municipal de Cultura lança mais uma série de cartões que retrata a história do município. A protagonista da vez é a Igreja Velha da Rua da Conceição.

A primeira Igreja do município, construída no ano de 1857, ganha destaque nas lentes da fotógrafa Farah Victor. Além da série fotografia, a Secretaria de Cultura produziu um postal comemorativo com uma ilustração, realizada em 1953, por Carybé, especial para colecionadores.

Apresentando as belezas do patrimônio de uma cidade, o postal pode estimular um turista a desejar conhecer a localidade, a retornar para uma já conhecida, além de servir como fonte de recordações de momentos vividos.

Alinhado a esse pensamento, o Secretário Municipal de Cultura, Antônio Bezerra Neto, amplia o efeito dos cartões e declara que o objetivo dos postais é o de resgatar e divulgar locais de grande interesse histórico, além de incentivar a prática da escrita à mão.

"Postais de qualidade, com boas representações da cidade, interessam fortemente ao setor cultural e turístico como um todo, pois a imagem ali retratada impulsiona a ação de deslocamento do turista", destaca Bezerra.

Ainda este ano, a Secretaria Municipal de Cultura vai lançar outros temas dos aspectos culturais e turísticos de Linhares que ainda não estão delineados. Com essa ação, a Prefeitura de Linhares intensifica a política de divulgação dos artistas locais, que inclui, também, a realização de exposições dessas obras em outras cidades.

A série cartões postais já passeou pelos estilos contemporâneo e naif, e debutou com uma série dedicada exclusivamente à pintora linharense Nice Avanza – uma das principais referências do estilo naif no Brasil.

Os interessados em adquirir os cartões – que são gratuitos – devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Cultura, que fica na Avenida Professor Jones, 1563, no centro da cidade, ou no Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto. Informações pelo telefone 3372 2071.