Centros de Educação Infantil de Linhares participam do Dia D da Autoavaliação

Nesta quarta-feira (28/09), será realizada em toda a rede de ensino infantil a autoavaliação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. A metodologia aplicada permite a participação da comunidade escolar (pais, funcionários, alunos e todo o corpo docente) na construção do plano de ação de cada escola.

Segundo Jucilene Fasolo, coordenadora pedagógica da educação infantil da Prefeitura de Linhares, este processo permite a participação dos diferentes atores que muitas vezes participam do dia a dia da escola, mas não encontram um espaço formal para dar sua contribuição individual na construção coletiva de planos de ação.

"É um momento em que os profissionais que atuam na Educação Infantil, juntamente com as famílias, pessoas da comunidade e demais segmentos convidados participam de um processo de autoavaliação da Qualidade das Creches e Pré-Escolas, onde os envolvidos fazem uma reflexão e pontuam como deve ser e como podem contribuir para uma Educação Infantil de Qualidade. É um momento da escola", explica.

O projeto tem como principal objetivo potencializar o uso de indicadores qualitativos pela rede de ensino infantil na elaboração de estratégias e ações que qualifiquem o ensino público no município e que integrem toda a comunidade escolar no cotidiano da instituição.

Na autoavaliação da educação Infantil, as dimensões discutidas são: Planejamento Institucional; Multiplicidade de Experiências e Linguagens; Interações; Promoção da Saúde; Espaços, materiais e mobiliários; Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

Para cada um dos indicadores existe três cores: verde (indicador consolidado); amarela (indicador precisa ser melhorado/cuidado); e vermelho (indicador não é aplicado).