Prefeitura entregará mudas nativas da Mata Atlântica no Dia da Árvore

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoverá ações integradas voltadas à sociedade em geral para reforçar a importância da preservação ambiental, a começar pela educação no trânsito. As ações serão realizadas nesta quarta-feira, dia 21, e incluirão a entrega de 400 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, além de mutirões de limpeza e palestras em escolas.

Uma das intervenções ambientais acontecerá na BR 101 Norte, em frente à sede da Flona de Goytacazes, onde serão montadas tendas de apoio nos dois sentidos da pista. O motorista que passar por ali receberá sacolas de lixo para veículos e mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como ipê amarelo, jequitibá rosa e pau-brasil.

Ao receber a muda e a sacola, o motorista receberá orientação para não jogar lixo nas estradas e informações sobre a floresta e seus ecossistemas, os animais existentes na região e a sua importância para a harmonia do meio ambiente. Também neste trecho da BR 101 haverá um mutirão ecológico comandado pelo Tiro de Guerra, que irá realizar a limpeza do perímetro urbano da Flona de Goytacazes que sofre com a ação do lixo lançado às suas margens.

"Pretendemos com essa ação buscar incentivar o plantio das árvores no município, mas também esclarecer à sociedade a necessidade da sua conservação; é urgente acabar com a destruição do meio ambiente e buscar soluções conjuntas para assegurar uma arborização permanente e duradoura", afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa.

Dia da Árvore nas Escolas

O Dia da Árvore também vai ganhar destaque nas escolas municipais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai desenvolver ações nas unidades escolares "Jerônimo Monteiro" e "Aristides Pinto Caldeira".

A Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Jerônimo Monteiro" receberá técnicos da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, para ministrar palestras sobre a importância das árvores no ecossistema, sua função para um ambiente mais agradável e equilibrado.

Já no Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM "Aristides Pinto de Caldeira", será realizada uma exposição sobre as matas, florestas, onde crianças e visitantes poderão observar ambientes que retratam os ambientes naturais do meio ambiente.

O Dia da Árvore é uma ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a parceria da Vital Engenharia Ambiental, Floresta Nacional de Goytacazes, SABB Coca Cola, Tiro de Guerra 01/017, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal.