Casa da Mulher e ESF realizam caminhada em comemoração a Semana Mundial Amamentação

No dia 04 de agosto, quinta-feira às 15 horas, o Núcleo de Referência a Saúde da Mulher por meio do Programa Municipal de Aleitamento Materno irá realizar em parceria com os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Assistência e Promoção a Saúde (Naps) e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, uma caminhada em comemoração a Semana Mundial da Amamentação.

O percurso da caminhada terá início na Praça 22 de agosto seguindo para a Av. João Felipe Calmon, passando pela Monsenhor Pedrinha, Nogueira da Gama, seguindo pela Capitão José Maria e finalizando na Praça Nestor Gomes, em frente aos Correios.

"O objetivo desta caminhada é sensibilizar a população da importância do Aleitamento Materno para o desenvolvimento integral da criança, saúde da mãe e para a sociedade", diz a coordenadora do Programa Carolina Lavigne de Castello Branco Moreira.

Aleitamento Materno

O aleitamento materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê, combatendo a mortalidade infantil, reduzindo doenças, enfim contribuindo para o desenvolvimento integral da criança física, emocional e intelectual. A amamentação traz benefícios para o bebê bem como para a mãe na prevenção de câncer de colo de útero, ovário e mama; diminui o risco de hemorragia após o parto, redução do peso mais rápido e para a sociedade no combate a violência.

Diante de tantos benefícios, percebeu-se a importância de capacitar os profissionais da Estratégia Saúde da Família, para que durante o pré-natal realizasse as oficinas nas Unidades de Saúde com as gestantes, para assim aumentar o índice de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança, já que esses profissionais convivem diretamente com a referida população.

"É muito importante a parceria da ESF e os programas de Aleitamento Materno e Pré-Natal para uma maior adesão da gestante, resultando em benefício tanto para mãe quanto para o bebê", afirma a coordenadora da Estratégia Saúde da Família Alice Mendes da Fonseca.

Casa da Mulher

Toda quinta-feira às 8 horas, o Programa Municipal de Aleitamento Materno realiza reuniões com gestantes, mães e famílias que desejem e necessitem de apoio e orientação relacionada ao Aleitamento Materno. Vale ressaltar que para ser atendido basta procurar o Núcleo de Referência à Saúde da Mulher de Linhares, localizado no bairro Shell.

O Programa também está à disposição para informações sobre Aleitamento Materno no telefone 3373-6799.