Secretaria municipal publica trabalho no 1º Congresso Brasileiro de Fitossanidade

Dos dias 13 a 15 de Julho, aconteceu na cidade de Jaboticabal no Estado de São Paulo, o 1º Congresso Brasileiro de Fitossanidade. O biólogo Emerson Fraga Comério da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais – SEMAM, juntamente com outros pesquisadores, realizou um estudo com o tema: "Hemerobiidae (Neuroptera) em cultura de coqueiro anão verde, com e sem vegetação invasora, em Linhares, ES".

O estudo teve como principal objetivo identificar as espécies de hemerobiídeos, que são insetos predadores que ocorreram em um cultivo de coqueiro anão verde em Linhares.

"Considerando a importância destes insetos predadores em culturas agrícolas, as próximas etapas da pesquisa é descobrir quais as formas de preservar estes insetos na lavoura, visando o seu estabelecimento no cultivo e diminuindo assim o uso de praguicidas (agrotóxicos), garantindo um meio ambiente mais preservado, além de um produto agrícola mais saudável", afirmou o biólogo Emerson Fraga Comério.

Os hemerobiídeos podem ser utilizados no controle biológico de pragas agrícolas, por se alimentarem das pragas, o que diminui a utilização de agroquímicos. O resultado da pesquisa, que foi orientada pela Drª. Vera Benassi do INCAPER, revelou pela primeira vez a ocorrência de duas espécies de Hemerobiidae na cultura do coqueiro no estado do Espírito Santo.