Crianças das escolas municipais de Linhares aprendem de forma criativa a melhorar a alimentação

Convencer as crianças da importância de ingerir alimentos saudáveis não é tarefa fácil.  Entretanto, de maneira criativa uma equipe de Educação Nutricional da Prefeitura Municipal de Linhares, tem mostrado que é possível adicionar no cardápio dos pequenos alimentos nutritivos, sem deixar de incluir as famosas guloseimas, tão apreciada pelas crianças.

É que em Linhares, ter alimentação saudável se aprende na escola. A equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação tem visitado as unidades de ensino da rede pública e ensinado na prática a importância de ingerir alimentos com rico valor nutricional. As atividades são feitas de forma lúdica. Para se adequar ao universo infantil, é preparado um teatrinho com a Turma do Sítio do Pica Pau Amarelo no qual é feita a familiarização com os alimentos e reforçada a ideia da necessidade de comer frutas, verduras e hortaliças.

Após a apresentação teatral, é hora de botar a mão na massa. São ensinadas receitas que tem tudo a ver com os gostos da criança, mas com altos valores nutricionais. Por exemplo, quem não se renderia a um brigadeiro? Nas escolas, os alunos estão aprendendo a fazer brigadeiro de mandioca, refrigerante caseiro e sanduíche natural.


Desta forma, os bons hábitos alimentares fazem bem a saúde, e quando desenvolvidos na infância, tende a diminuir o índice de obesidade, diabetes e muitas outras doenças graves.


De acordo com uma das nutricionistas do programa, Lorena Santos Teixeira, o objetivo é facilitar a aceitação dos alimentos nutritivos pelas crianças. "A idéia de desenvolver esse trabalho com as crianças é mostrar que podemos preparar alimentação mais saudável, usando alimentos com menor concentração de açúcar e mais nutritivos, com é o caso do brigadeiro de mandioca", explicou.

Nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 é a vez do Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim Manuel Farias de Souza, no Bairro Novo Horizonte, participar das atividades de educação alimentar. Já no próximo dia 28, é a vez do Ceim Jean Carlos Bastos, no Guaxe receber a visita dos nutricionistas.

Aprenda a fazer:

Brigadeiro de mandioca
1 1/2 xícara de chá de mandioca
2 colheres de sopa de margarina
10 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de leite em pó
3 colheres de sopa de chocolate em pó 5 colheres de sopa de chocolate granulado

Modo de preparo
Cozinhe a mandioca até desmanchar. Escorra e amasse. Reserve. À parte derreta a margarina, acrescente a mandioca e misture bem. Junte os demais ingredientes e cozinhe até desprender do fundo da panela. Modele os docinhos e passe no chocolate granulado.

Fanta laranja caseira
04 cenouras médias limpas;
01 laranja somente a casca ralada;
01 copo de suco de limão;
Açúcar a gosto;
02 litros de água filtrada ou água com gás.

Modo de preparo
Bater no liquidificador a cenoura, a casca ralada, o suco, o açúcar e 1/2 litro de água por 5 minutos, coar 2 vezes colocar o restante da água, pôr para gelar.

Sanduíche natural
Pão de hamburguer
Frango desfiado
Cenoura ralada
Beterraba ralada
Tomate
Alface
Milho verde
Queijo minas frescal

Modo de preparo
Preparar o frango com alho, cebola, óleo e demais temperos a gosto. Desfiar o frango. Ralar a cenoura e a beterraba. Montar o sanduíche.