Saúde: Guerino Zanon e Casagrande autorizam repasse de R$ 6 milhões ao Hospital Rio Doce

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e o secretário da Saúde Tadeu Marino visitaram Linhares nesta quarta-feira, dia 13, para ao lado do prefeito Guerino Zanon, autorizar o repasse de R$ 6.027.606,60 ao Hospital Rio Doce, garantindo assim o funcionamento de 39 leitos de média e alta complexidade que atenderão a toda a região. Além disso, o governador e o prefeito visitaram as 1592 casas que estão sendo construídas no bairro Aviso, e que em breve serão entregues à população.

As melhorias no hospital foram significativas. Além da criação e custeio dos 39 leitos, o governo também irá repassar recursos para o custeio de leitos já existentes, para as Unidades de Terapia intensiva (UTI) adulto e neonatal, para a Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e para leitos intermediários neonatal. Também foram investidos recursos para  a adesão do Hospital à Política Estadual de Estímulo à Doação de Órgãos e Tecidos – Programa Mais Vida. Além disso, o estado irá custear os serviços de oncologia de Linhares.

"O governador está intercedendo pela saúde pública. Estamos lutando juntos pela melhoria dos serviços. É isso que Linhares espera. Queremos oferecer o melhor ao linharense. Linhares é uma cidade que bate em ritmo acelerado, é o pólo da região norte, e que cada vez mais aumenta a demanda serviços. Estamos viabilizando ampliação dos serviços não só para o muncípio, mas para toda região norte", destacou Guerino Zanon.

O governador Casagrande ressaltou os investimentos que serão feitos no município na área da habitação. "Visitamos as 1592 casas que estão sendo construídas em parceria com a prefeitura e a Caixa Econômica Federal no bairro Aviso. Será  praticamente uma cidade, de 5000 habitantes em média, e trará muitos benefícios para população".

Casagrande abordou ainda sobre a saúde no município. "Esta é a consolidação da melhoria da prestação de serviços da Saúde em Linhares, pela importância que o município possui como cidade pólo, com investimentos significativos na atenção básica, na média e alta complexidades. Em breve teremos mais duas unidades de saúde, um Centro de Tratamento ao Toxicômano, além de um novo Pronto Atendimento em Linhares. Vamos manter nossas premissas, do desenvolvimento regional e do cuidado com os cidadãos mais necessitados", disse o governador.

Investimentos na saúde em Linhares

O governo do estado tem como estratégia a descentralização da saúde, ou seja, criar condições para que os municípios pólo como Linhares, por exemplo, possa ser referência para toda a região. Além disso, a ideia é também investir na atenção primária, para desafogar os hospitais públicos e filantrópicos. Desta forma, em parceria com a Prefeitura estão sendo investidos recursos na construção de duas Unidades de Saúde da Família, nos bairros Jardim Laguna e Interlagos. Juntas, as unidades terão capacidade para atender 12 mil pacientes.


As unidades terão 600 metros quadrados e contarão com cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 90 lugares e ambientes administrativos.

Em parceria com a Prefeitura também está será construído o Centro de Tratamento ao Toxicômano (CTT) e um Pronto-Atendimento (PA) Municipal, cujas obras estão em fase final de licitação. O CTT ficará no Bairro Três Barras e terá capacidade para atender a 190 usuários por mês, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças, o centro será referência no tratamento dos dependentes químicos.