Projeto do Naps prevê Prefeitura 100% livre do tabaco

Tornar o ambiente de trabalho mais saudável e promover a qualidade de vida dos servidores. Esse é o principal objetivo do projeto Ambiente Saudável 100% Livre do Tabaco, desenvolvido pelo Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (Naps), por meio da equipe do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

Inicialmente, o projeto consiste em uma intervenção educativa, através de palestras, divulgação interna e distribuição de material informativo. Depois são entregues questionários para identificação dos fumantes e estes são encaminhados ao tratamento oferecido gratuitamente no Naps. O processo é feito em três etapas, uma por semana, identificadas com selos fixados no local. O último selo indica que o ambiente está 100% livre do tabaco, ou seja, proibido fumar.

"Nós percebemos que entre os servidores municipais existem muitos fumantes e a procura pelo tratamento contra o tabagismo, entre eles, ainda é pequena. Nosso objetivo então é sensibilizá-los, para que busquem uma qualidade de vida melhor e que isso comece no ambiente de trabalho", diz Chaiane Fernandes, coordenadora Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

O primeiro ambiente livre do cigarro entre os departamentos da prefeitura foi a Biblioteca Municipal. A próxima parada da equipe do projeto Ambiente Saudável 100% Livre do Tabaco é a secretaria municipal de Cultura, que já começa a entrar no ritmo das atividades.

Tabagismo

De acordo com as estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 200.000 trabalhadores morrem todos os anos por causa da exposição à fumaça do cigarro no local de trabalho. O OIT revela ainda que tabagismo passivo é uma das principais causas de doenças do pulmão em pessoas não fumantes.