Paciente do CAPS II lança autobiografia nesta quinta (07)

"O outro lado de um sonho", esse é o título do livro escrito por Antonio Carlos Sant?Ana, paciente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) há XX anos, que será lançado nesta quinta-feira (07), às 19 horas, na igreja Assembléia de Deus, no bairro Shell. Foi através das palavras que Antonio conseguiu se libertar de uma depressão profunda que o afligiu e também é através delas, que ele revela ao mundo o outro lado de quem passa por problemas psicossociais.

Na obra, Antonio revela momentos marcantes que dividiram sua vida em duas etapas, antes e depois de conhecer o Caps. "Eu posso dizer que eu nasci de novo quando entrei no Caps, porque eu já tinha perdido a vontade de viver. Sempre que estou triste eu venho aqui e saio com o peito cheio de alegria", conta Antonio emocionado.

O escritor começou a usar as palavras como refúgio em 2009, e com o incentivo dos médicos e da equipe do Caps, Antonio passou a escrever um livro sobre sua história. "Todos me ajudavam um pouquinho, um com a correção ortográfica, outro com a divulgação, outro com patrocínio e outros apenas com incentivo mesmo". No final de 2010, o livro ficou pronto.

"Estou muito feliz com o lançamento deste livro, pois é a realização de um sonho. Mas me entristeço em saber que as pessoas ainda têm preconceito com quem tem problemas psicossociais. Esta é uma oportunidade de mostrar nossa realidade e que somos capazes de superar", conclui Antonio.

Os trabalhos do Caps são coordenados pela secretaria municipal de Saúde e seus usuários recebem gratuitamente medicação, acompanhamento psiquiátrico e psicológico, e ainda participam de atividades voltadas à inclusão por meio de música, teatro, dança e artesanatos. Uma novidade do centro é o projeto Alfabetização é um Direito de Todos, uma parceria com o governo do estado, que visa alfabetizar os usuários.