Grupo Resgate recebe Cinema Itinerante

Nesta terça-feira, às 19 horas, a Secretaria de Cultura mais uma vez leva a beleza do cinema para cerca de 100 pessoas participantes do Grupo de Resgate. Serão exibidos documentários do programa Revelando os Brasis. O público alvo tem faixa etária entre 18 a 68 anos.

Segundo a Secretaria de Cultura serão exibidos três documentários, que são os seguintes: Brilhantino; Delinho e Chico Abelha. O primeiro trata-se da vida de um senhor, conhecido por "Brilhantino", que vive em uma caverna no município de Muqui, no sul do Estado. Já o filme "Delinho" aborda a vida de um personagem folclórico que quase toda cidadezinha do interior possui. O terceiro refere-se à história de "Chico Abelha", que mora no meio da mata, na Serra da Mantiqueira, de onde só se afasta para apresentar um programa na rádio comunitária de Monteiro Lobato. Em comum os documentários são retratos de brasilidade e costumes populares, de um país tão grande e de tradições diversas.

De acordo com o Secretário de Cultura, Antônio Bezerra Neto, os filmes tem elementos sociológicos, etnográficos, e ressaltam a realidade brasileira e a cultura popular. Além disso, Bezerra ressalta ainda o intuito do projeto Cinema Itinerante. "O objetivo é ampliar e estimular o público a vivenciar o cinema, proporcionando a essas pessoas uma experiência única".

O Cinema Itinerante é um projeto da Prefeitura de Linhares que consiste em levar filmes consagrados a comunidade de diversos bairros do município.


Documentários:

Brilhantino – (Muqui – ES) : 21 minutos
Delinho – (Estivas – MG): 19 minutos
Chico Abelha – ( Moteiro Lobato – SP): 17 minutos