Prefeitura de Linhares acolhe moradores de rua

No ir e vir do dia a dia cada vez mais apressado, a multidão que se aperta nas calçadas nem nota a presença deles. Quando notados, na maioria das vezes causam medo e espanto. É nesse cenário de descaso e abandono que os moradores de rua vivem. Mas, em Linhares essa triste realidade vem sendo mudada através de atitudes simples: atenção, acolhimento e carinho. Um trabalho feito através das abordagens sociais.

Essas abordagens são realizadas pela secretaria municipal de Assistência Social por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS. Elas eram feitas esporadicamente, porém a partir da última terça-feira (28), o secretário municipal de Assistência Social, Ivan Salvador, anunciou que as abordagens serão realizadas diariamente. "Nosso objetivo é acolher, amparar e tirar essas pessoas das suas, onde estão expostas a vários tipos de risco social", garante o secretário. Para ajudar no trabalho, a Prefeitura adquiriu um veículo 0 Km, modelo Kombi.

Uma equipe técnica do CREAS formada por assistentes sociais fica à frente da ação. Os andarilhos são abordados e encaminhados à Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis. As pessoas acolhidas que são de outras cidades ou estados recebem, além de alimentação, vestuário e estadia, o transporte de volta para suas cidades de origem.

De acordo com Geovana Marinot, Assistente Social do CREAS, o público alvo das abordagens sociais são crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência. "Nosso objetivo é identificar e impedir a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e situação de rua nesses locais", diz Geovana.

De janeiro ao fim de maio, a Casa de Acolhida ao Peregrino São Francisco de Assis, acolheu 718 pessoas. Em 2010, esse público chegou a 1.582 peregrinos, que receberam atendimento e atenção.

A casa fica localizada na comunidade Olaria e é mantida apenas com os recursos da Prefeitura de Linhares, mas também conta com doações. De acordo com a coordenadora da Casa da Acolhida, Adirlete Loureiro Duarte, a maior necessidade é de roupas masculinas. "Como a maioria do nosso público é de homens, a necessidade de roupas masculinas é maior. Mas, além disso, precisamos de roupas femininas, infantis, agasalhos e cobertores, por conta do frio, e alimentação para lanche", afirmou.

O telefone da Casa da Acolhida é o 3371-1466.