Secretaria de Saúde pede maior participação dos pais no combate à paralisia infantil

Apesar da divulgação feita em todo o país, nos mais variados veículos de comunicação, a participação dos pais e responsáveis no Dia D da vacinação contra a Poliomelite (paralisia infantil), realizado nesse sábado (18), foi pequena em Linhares. Até o momento foram vacinadas 6.538 crianças, 58% da meta que é 10.600.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Dóris Shimit Corona, a campanha ainda está abaixo do esperado. "O movimento poderia ter sido melhor, afinal 80% da nossa população está na cidade, onde tem fácil acesso às unidades. Nós contamos com a conscientização dos pais para bater nossa meta e imunizar todas nossas crianças de 0 a 5 anos", disse Dóris.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra paralisia infantil vai até o dia 24 de junho e as doses estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família na sede e no interior do município, inclusive no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (Naps), no centro. Além da vacina contra a paralisia está disponível nas unidades, a vacina contra o sarampo.

Influenza

A Vigilância Epidemiológica do município também alerta sobre a 2ª dose da vacina contra a Influenza (gripe) em crianças até dois anos. Apenas 55% da meta foi atingida até o momento. Segundo a Vigilância, somente uma dose da vacina não garante total prevenção da doença. Por isso, pais e responsáveis devem ficar atentos.

Vale lembrar que a apresentação do cartão de vacina é imprescindível em todos os casos.