Inclusão social: Usuários do CAPS II serão alfabetizados

Bastava olhar no rosto dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS II, para notar que, o que eles precisam é ser tratados com igualdade. Prova disso foi a alegria e o entusiasmo com que participaram da aula inaugural do programa "Alfabetização é um Direito", realizada na tarde dessa quinta-feira (16), no próprio centro.

O programa de alfabetização é uma parceria entre a Prefeitura de Linhares e o governo do estado e tem como objetivo maior, capacitar os pacientes que hoje fazem tratamento no CAPS, para que possam ser incluídos na sociedade, por meio do direito de ler e escrever.

Durante o evento de abertura oficial do programa estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Sonia Dalmolim, a diretora do CAPS II, Lucineri Ronquetti Silva e Odailse Moura Muniz, a coordenadora, como também as técnicas da Educação para Jovens e Adultos (EJA), Regina Jacobsen e Ruth Soares Ambrózio, além dos usuários do centro, que irão participar do programa.

"É um orgulho ter o CAPS em nosso município. Estamos muito felizes em poder oferecer esse programa para vocês usuários. É muito importante para uma pessoa saber pegar um ônibus, olhar um preço, contar um dinheiro. Sabemos que vocês são capazes e que vão até o fim", garantiu a secretária de Saúde, Sonia Dalmolim.

As aulas já começaram e acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 16 horas, no próprio CAPS que fica no bairro Interlagos. São duas turmas com 20 alunos cada. O programa terá duração de seis meses e irá preparar o aluno para cursar o primeiro ano do Ensino Fundamental. Todos já receberam material escolar.

Durante a aula inaugural também foram anunciadas duas novas atividades: aula de bateria e tambores e horta comunitária. O Centro de Atenção Psicossocial ainda realiza outras atividades voltadas para a inclusão social e desenvolvimento dos usuários como oficina de cozinha, artesanato, reciclagem e escolinha de futebol.